quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Fatias Húngaras com ou sem Frutas

     Fonte: Receita de Hoje


INGREDIENTES
Massa:
2 tabletes de fermento biológico
1 copo (requeijão) de leite morno
3 colheres (sopa) de açúcar
4 gemas (sem pele)
2 colheres (sopa) bem cheias de margarina sem sal
1 lata de leite condensado
Farinha de trigo
Recheio:
1 copo (requeijão) de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina sem sal
100 g de coco ralado

Opcional ao recheio:
Uvas passas
Frutas cristalizadas

MODO DE PREPARO
Em uma vasilha, dissolva os tabletes de fermento em leite morno (dica: o leite não pode estar muito quente). Acrescente as gemas, o açúcar e a margarina. Mexa bem até a margarina se misturar com os outros ingredientes. Coloque um pouco de farinha e mexa bem, para deixar uma massa mole mas homogênea.

Acrescente aos poucos a farinha, amassando até ficar com consistência e desgrudando da vasilha. Sove sobre uma pedra de mármore (quanto mais sovar, mais macia fica a massa) e deixe descansar por uns 15 minutos. 

Enquanto isso, prepare o recheio:
Misture em fogo brando a margarina, o açúcar e o coco até ficar um creme homogêneo. Deixe esfriar.
Divida a massa em 3 partes para facilitar. Abra a massa com um rolo (não deixar muito fina). Espalhe o recheio (já frio). Nesse momento, você pode optar fazer somente com esse recheio ou salpicar as frutas. Enrole como rocambole e corte fatias com 2 cm aproximadamente.




Coloque as fatias lado a lado (deixe espaço entre as fatais) em forma untada com margarina e farinha. Você também pode fazer fatias de 6 ou 7 cm e colocar em forma redonda (dessas com furo no meio). Deixe descansar por 15 minutos aproximadamente. Asse em forno bem quente. Quando estiver quase assada (já ficando dourada), retire do forno e regue com leite condensado. Volte ao forno para terminar de assar. Desenforme ainda quente.

domingo, 27 de setembro de 2015

Bacalhau de Praia

     Fonte: Receitas Supreme

Ingredientes:
1,5 kg de bacalhau, ferventado e desfiado
1,5 kg de batatas médias
1 pimentão vermelho picado em cubinhos pequenos
1 pimentão verde picado em cubinhos pequenos
1 pimentão amarelo, picados em cubinhos pequenos
Azeitonas pretas e verdes a gosto
1 lata de pomarola
1 caixa de creme de leite nestlé
1 vidro de leite de coco, temperos à gosto (cebola, salsinha, cebolina, coentro etc)
Azeite a gosto
100 g de mussarela
2 colheres bem cheias de margarina
Sal a gosto

Refogado de Bacalhau:
Em uma panela colocar o azeite e dourar a cebola
Colocar o bacalhau já cozido e desfiado, colocar os pimentões as azeitonas e o pomarola com os outros temperos, deixar refogar bastante

Purê:
Cozinhar as batatas, escorrer e espremer ainda quente
Colocar na batedeira com a margarina e o sal e começar a bater
Quando a margarina estiver toda derretida colocar aos poucos o leite de coco e o creme de leite, continuar a bater até começar a fazer picos, tem que ficar um purê bem leve

Montagem:
Untar um pirex com azeite
Primeira camada o purê, segunda camada o refogado de bacalhau, colocar a mussarela por cima e salpicar com orégano
Levar ao fono para gratinar
Decorar com tiras de pimentão, azeitonas e cebolas

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Pão para Sanduiche do Subway


Sempre quis saber qual era a receita do pão do Subway, acho esse pão uma delícia! São macios por dentro, saborosos e crocantes por fora. Vamos fazer?

Ingredientes

2 1/2 colheres (chá) fermento seco
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (extra, de boa qualidade)
2 colheres (chá) de sal
1 1/4 xícara (chá) de água morna
1 ovo pra pincelar os pães
Queijo parmesão, orégano, gergelim ou ervas finas para salpicar os pães

Modo de fazer:

Faça uma esponja com o fermento: Numa tigela, coloque o fermento da receita, ½ xícara (chá) água morna e ½ xícara (chá) farinha de trigo. Faça uma pasta e deixe descansar por 15 minutos até formar uma esponja.

Depois da esponja pronta, acrescente os demais ingredientes e sove a massa até ficar homogênea e sem grudar nas mãos. Deixe descansar por 1 hora aproximadamente.
*cubra a massa com um saco plástico ( aqueles de freezer) para ela descansar, assim a massa fica úmida e não resseca.

Modele os pães, coloque-os em forma untada e enfarinhada. Pincele com o ovo e deixe descansar por mais 15 minutos. Salpique o gergelim com queijo parmesão.

     *faça cortes transversais no pãozinho após pincelar com o ovo.

Leve para assar em forno pré-aquecido por 10 minutos, por aproximadamente 30/50 minutos ou até levemente dourar. Após esfriar, recheie a gosto.
*sugestão de recheio: requeijão, queijo (ou ricota) , peito de peru, tomate seco, pepino japonês, rúcula, alface americana, azeite, sal e mostarda.
Receita de Cristiane Bertho

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Bem Casado no Pote


O tradicional bolinho Bem Casado de festas de casamentos, agora também pode ser feito em casa para ser servido em potinhos. Antes de começar a preparar o bem-casado, lave bem os potinhos, inclusive as tampas. Varie os sabores, pois a graça do bolo servido em potinhos é o apelo visual da transparência do vidro.

Ingredientes
8 ovos separados: gemas e claras
10 colheres (sopa) de açúcar peneirada (ou 130g)
13 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada (ou 260g)
1 colher (chá) rasa de fermento
Raspas de 2 limões
1 lata de leite condensado
2 gemas
1 lata de creme de leite
Suco de 1 limão
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
Açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de Fazer:

Preparo:
Coloque a lata de leite condensado para cozinhar (fechada) em uma panela grande com água por duas horas. Só abra a lata quando estiver fria!

Forre duas formas retangulares, de 40 por 38 centímetros, com papel-manteiga.
Em uma batedeira, bata as claras em neve em ponto bem firme com uma pitada de sal, acrescentando as gemas em seguida e batendo bastante. Acrescente o açúcar e bata mais. Desligue a batedeira e incorpore a farinha de trigo e as raspas de limão manualmente, incorporando levemente. Mexa sempre de baixo para cima para não perder o ar da massa. Por último, coloque o fermento e mexa com cuidado.

Divida a massa nas duas formas e leve ao forno a 180°C por, aproximadamente, dez minutos, ou até que a massa esteja cozida. Para ter certeza do ponto, é só fazer o teste do palito. Em uma panela, coloque o leite condensado cozido, duas gemas e o creme de leite. Mexa sempre até dar uma consistência de recheio.

Faça uma calda com o suco de limão e o açúcar de confeiteiro.
Com um cortador redondo, levemente maior que o diâmetro do seu pote, corte os círculos de bolo.
Coloque o primeiro círculo dentro do pote, pincele com um pouco da calda de limão e acrescente o doce de leite. Coloque outro círculo de bolo e amasse um pouco o doce de leite para que ele fique bem aparente nas bordas da jarra ou do pote. Repita essa operação até terminar. Para dar o acabamento final, salpique açúcar de confeiteiro.

Como fazer o coração por cima do bolo:
Coloque um papel recortado em formato de coração para dar um efeito interessante na hora de salpicar o açúcar. Retire o papel com cuidado, após polvilhar.

Dica de Juliana Delgado para preparar a receita:
É possível fazer a receita em um pote menor, pois rende bem mais.
Também dá para usar aqueles potinhos de comidinhas de bebê. ""Fica lindo!"". Se quiser dar um ar mais caseiro, cubra a tampa com um paninho.
Fonte: http://gnt.globo.com/receitas/receitas/bem-casado-no-potinho-anote-o-passo-a-passo.htm

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Como fazer Arroz simples do jeito Mineiro


Por incrível que pareça, muita gente que sabe cozinhar coisas deliciosas tem dificuldades de fazer o mais básico de todos: o arroz! O jeito de fazer é diferente para cada região do Brasil, de acordo com a cultura local. Sempre me perguntam qual o truque para o arroz ficar soltinho, tempo de cozimento, o tipo e a quantidade de tempero que é colocado, etc.

Respeitando todas as maneiras, vou passar como eu faço o meu arroz de todo dia, que fica saboroso, soltinho e sem complicação! Mas antes, algumas dicas que fazem toda a diferença:

·         Lave o arroz que for preparar, enxaguando umas 3 vezes em água corrente para sair bem o amido (aquela água branca). Eu gosto de lavar o arroz uns 10 minutos antes de refogar e deixar escorrendo, assim ele fica mais sequinho.
·         Arroz não é tudo igual, tem suas diferenças. Use arroz de boa qualidade, tipo “agulhinha”, que é o mais consumido no Brasil.
·         Use água fervendo para despejar no arroz. A água fria retarda um pouco o processo de crescimento do grão. Então, quando começar a fazer o arroz, já esquente também a água em uma outra panela ou no microondas.
·         Notem que quando acaba o cozimento, ele fica todo compactado na panela. Solte os grãos com a ponta de um garfo, mexendo delicadamente e tampe novamente.
·         E depois de pronto e cozido, não consuma de imediato. Ele precisa de um tempo para repousar (no mínimo 15 minutos) e continuar o cozimento, mesmo com o fogo desligado.


Depois de seguir essas dicas, vamos ao preparo:
(Rendimento para 4 pessoas)

 2  xícaras (de 240 ml.) de arroz cru, bem lavado.
 1 colher de sobremesa de Tempero Mineiro (que é uma mistura de sal, alho, cebola, cheiro verde, etc.)  Clique na RECEITA AQUI.
 1 colher de chá de alho picadinho
  Mais ou menos 1 litro de água fervendo
 3 colheres de óleo de soja

Modo de Fazer:

Coloque o óleo para aquecer em uma panela média. A que eu sempre faço aqui em casa tem 20 cm. de diâmetro X 9 cm. de altura.

Coloque o arroz lavado e vá mexendo para dar uma torrada e os grãos ficarem soltos (mais ou menos 3 minutos).  Coloque o tempero e o alho, mexa um pouco e despeje a água fervendo. Cobrir o arroz com água, deixando a marca de 2 a 3 cm. (1 dedo de largura) acima do arroz.

Cozinhe inicialmente em fogo alto, com a tampa da panela semi aberta, para deixar o vapor sair. Quando a água secar até no nível do arroz, abaixe o fogo e tampe a panela completamente. Cozinhar por mais uns 4 minutos ou até que perceba que a água do fundo já secou e o arroz começa a fazer "barulhinho".  Misture levemente com um garfo, tampe novamente e deixe descansar por 15 minutos. Servir.