quinta-feira, maio 10, 2012

Tempero Mineiro


Todo mundo que já provou, sabe que o segredo da comida mineira é o gostinho do tempero caprichado. Uma mistura de sabores que fazem toda a diferença na preparação de uma receita. E não precisa ser preparado na hora, isso dá muito trabalho fazer todo dia. Uma boa dica é fazer uma quantidade maior de tempero, guardar em potinhos de requeijão tampados, para ir usando conforme a necessidade. Guardados no freezer, descongelam rápido e mantêm todo o sabor, como se tivessem sido feitos na hora. A base do tempero é: para uma quantidade de sal, colocar 1/3 dessa mesma quantidade de alho e os outros temperos.

Observação:
→ Essa receita dá uns 6 potinhos de tempero, para guardar no freezer, por isso  leva a quantidade de 1 quilo de sal. Muita gente está achando exagerado, mas se quiser só um potinho, divida a receita na quantidade que quiser.


Ingredientes:
1 cebola maior ou 2 menores
250 grs. de alho descascado (1 bandejinha de alho descascado, de supermercado)
5 talos de cebolinhas
1 punhado (mão fechada) de salsinha
1 folha de louro desidratada, em pedacinhos
2 rodelas de pimentão verde picado
3 pimentas biquinho (que não arde)
1 colher de sobremesa/rasa de tempero em pó (Meu Segredo, Grill ou Fondor)
½ copo de água ou óleo
1 quilo de sal refinado

Opcional: Essa é a receita básica acima. Se preferir o tempero com pimenta, coloque na mistura 1 colherzinha (de café)  da pimenta preferida: pimenta branca, do reino em pó, calabresa ou
5 gotas de pimenta malagueta (pouco)... faça ao seu gosto.

Modo de Fazer:

                                 
Bater tudo no liquidificador todos os ingredientes (menos o sal), fazendo uma pasta. Se necessário, pingar um pouco de água para ajudar a bater. Despeje em uma vasilha, onde está o sal.


Misture bem. Guarde em potes tampados.



12 comentários:

G.Silva disse...

Interessante, farei. Obrigado!!!

Anônimo disse...

ola tudo bem?
quanto tempo dura esse tempero, guardado na geladeira?

Margô Brandão disse...

Normalmente eu faço esse tempero com 1 kilo de sal. Então, rende bem... Coloco em potinhos tampados e congelo. O que você estiver usando todo dia, não há necessidade de guardar na geladeira, porque dura de 10 a 15 dias.

Juan de Lobos disse...

Boa noite, sou mexicano e gostei da receita mas nao sei o qué é a "salsa" Pode explicar pra mim? Obrigado.

Margô Brandão disse...

Olá, Juan! Procurarei como se chama em espanhol: perejil
Clique nesse link que tem a imagem: http://static-q.blogo.it/dasmariasblog/8/8ea/beneficios-da-salsinha.jpg

Lidiane Valença disse...

Margo adoro a culinária mineira. Sempre que desço para o ES paramos em Mariana ou Ouro Preto para degustar as delícias mineiras. Estou encantada com as receitas divulgadas vou faze-las e em breve realizarei os comentários, mas já estou com água na boca.

Margô Brandão disse...

Que bom, aproveite!

Anônimo disse...

Margo adorei as suas receitas muito gostosas e fácil de fazer ,adoro a comida mineira é a mais gostosa do brasil ! Obrigado por vc compartilha com a gente suas receitas bjo flor!

fantsu disse...

Senhora Margô, quem escreve é Jonnathan de PE. 1kg de sal é muito sal, não acha? Mesmo que o misturemos com outra coisa depois, essa quantidade absurda de sal ainda estará lá. Não tem uma versão mais amigável ao coração?

Wilma disse...

Olá Margô, adoro suas receitas. já fiz algumas e ficaram deliciosas. Vou fazer o pernil e também quero fazer o tempero caseiro, mas 1 kg de sal não é muito? Sou iniciante na cozinha e tenho medo do sal. Abraço e parabéns. Obrigada por compartilhar. Wilma.

Margô Brandão disse...

Essa receita é calculada na quantidade para estocar, já que vai ter o trabalho para fazer, que dure muito tempo. 1 quilo de sal é proporcional aos outros ingredientes, pode fazer do jeitinho que coloquei vai ficar ótimo. Meu freezer sempre tem os potinhos congelados de tempero, igual na foto acima. Um abraço

Unknown disse...

Para quem comentou sobre ser muito sal, talvez não tenha entendido que depois é usado na proporção do sal que usa em suas refeições. 1 kilo de sal é para formar o tempero que se divide em varios potes pra armazenar e usar no dia a dia.