sábado, 10 de dezembro de 2016

Bacalhoada de Natal do Terra de Minas


O programa Terra de Minas deste sábado (10/12) faz uma pausa nas curiosidades de Belo Horizonte para ensinar a receita de uma bacalhoada que marcou a história de uma família. É uma sugestão de prato para você preparar nas festas de fim de ano.

Ingredientes (serve cinco pessoas ou mais)
- 1 quilo de bacalhau
- 1 quilo de batatas
- 1 pimentão verde
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão amarelo
- 3 cebolas
- 3 tomates
- 3 dentes de alho
- 3 folhas de louro
- 300 gramas de azeitona preta
- 4 ovos cozidos
- 600 ml de azeite
- Salsinha e sal a gosto

MODO DE FAZER
A primeira coisa é dessalgar o bacalhau, colocando por 12 horas de molho em água fria dentro da geladeira. Ela troca a água cerca de seis vezes e prova até ficar sem sal. Depois tire a pela e as espinhas e coloque numa panela pra ferver por cinco minutos. Escorra e reserve. O forno deve ser pré-aquecido a 180 graus. A batata deve ser cozida e picada. E os pimentões picadinhos.

Para montar, unte o refratário com azeite. Espalhe as fatias de batata cozida. Depois cubra com bacalhau. Regue cada camada com azeite. Coloque o alho em pedaços espalhados pelo bacalhau. As folhas de louro e os pimentões também devem ser espalhados pela travessa. Regue com mais azeite.

Por último, fatias de tomate, fatias de cebola e as azeitonas. Tempere com sal e pimenta-do-reino (opcional) e regue com o restante do azeite. Cubra a travessa com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Depois retire o papel e deixe por mais 15 minutos até dourar. Enquanto assa, cozinhe os ovos que vão ser usados para enfeitar a bacalhoada, em fatias.

Coloque a salsinha e sirva.

Assista o vídeo do programa,   CLICANDO AQUI