quarta-feira, setembro 21, 2016

Biscoito Papa-ovo (conhecido também como Biscoitão ou Amarelinho)

      
    O biscoito é praticamente feito à base de farinha ou polvilho, açúcar ou sal e pode escolher o leite ou outro tipo de gordura para ajudar a ficar mais consistente. Existem vários tipos de biscoitos caseiros tradicionais, mas um que é muito apreciado e saboroso aqui em MG é o biscoito Papa-ovo.

    Ingredientes:2 copos de polvilho doce ou azedo
    1 copo de fubá
    1 copo de óleo
    6 ovos
    1 colher de sopa de manteiga
     Farinha até dar ponto.



    Modo de Fazer:
    Em primeiro lugar tem que bater o polvilho no liquidificador até ficar com uma espessura fininha. Quando já estiver fininho pode colocar em uma tigela, juntamente com o fubá e o óleo e com o auxílio de uma colher de pau pode misturar muito bem estes três ingredientes. Começar a amassar com as mãos, para que fique bem misturado e ir adicionando os ovos um a um, até que comece a verificar que a massa se encontra mole. Enrolar a massa com as mãos untadas ou se preferir, coloque em um saco de confeitar.

    Depois pode untar uma assadeira com manteiga e também polvilhada com farinha. Quando tiver a forma untada pode começar a enrolar os biscoitos, estes devem ter o formato e a espessura de um dedo. De seguida pode começar a colocá-los na forma, mas de maneira a que fiquem distantes uns dos outros, pois os biscoitos crescem muito e se ficarem distantes não corre o risco de eles grudarem uns nos outros. Assar em forno pré aquecido a uma temperatura de mais ou menos 250 graus.

           Foto: Blog Cozinha é Poesia

    Passado um bocado eles começam a crescer e a rachar na parte superior. Quando isto começar a acontecer,  pode baixar a temperatura do forno para 180 graus e tem que esperar um bocado até que eles sequem, para não correr o risco de eles começarem a murchar.

    Por fim deve verificar se os biscoitos se encontram secos, se isto acontecer pode retirar a forma do forno e deixe arrefecer durante algum tempo. Quando eles estiverem um bocadinho mais frios pode servir os biscoitos. Fonte AQUI  Vó Matilda

      Foto Capa: cafecombiscoito.com

    2 comentários:

    Anônimo disse...

    bom dia Margô.
    Essa receita não vai água?

    Margô Brandão disse...

    Não, a umidade da massa é através do óleo e dos ovos.