sábado, junho 27, 2015

Rosca da Rainha da Serra da Piedade



Do alto da Serra da Piedade,  vem a receita que não pode faltar em um típico café colonial mineiro.

Ingredientes
600 ml de leite integral
2 batatas médias cozidas
3 ovos
2 colheres de sopa de doce de leite
5 colheres rasas de sopa de açúcar
1 kg de farinha de trigo peneirada
30 g de fermento para pão
200 g de goiabada

Para o creme de manteiga
200 g de manteiga
8 colheres de sopa de açúcar refinado

Preparo
Coloque no liquidificador o leite, a batata cozida, os ovos, o doce de leite, o açúcar e bata até misturar bem. Despeje a mistura na farinha peneirada, aos poucos. Com as mãos, sove a massa até ficar em ponto de renda (por cerca de 10 minutos). Ela vai ficar mais grossa e homogênea.

Enquanto isso, dissolva o fermento com um pouco de leite morno e coloque a mistura na massa. Em uma pedra, com um pouco de farinha, sove a massa para que ela fique mais aerada. Coloque numa vasilha para crescer, coberta com um pano de prato, por uma hora e meia. Mais uma vez a massa deve ser sovada.

Divida a massa em três e enrole. Comece a trançar e coloque os cubinhos de goiabada entre uma trança e outra. Deixe a rosca descansar mais uma vez por cerca de 20 minutos.

Enquanto isso, prepare um creme de manteiga, que será usado depois de assar a rosca. Basta colocar a manteiga com o açúcar na batedeira.

Leve a rosca para o forno quente, a 180° graus, por 20 minutos, em média. Depois de tirar do forno, é só passar o creme de manteiga e servir.
Fonte: Terra de Minas

Nenhum comentário: