quinta-feira, março 05, 2015

Já ouviram falar no Chico Doceiro, de Tiradentes?


Visitar Tiradentes e não visitar o Chico Doceiro é como ir a Roma e não ver o Papa! Seu Chico, como o apelido menciona, é dono de uma loja de doces na cidade histórica. Doces esses, é bom que fique claro, dos mais simples: brigadeiro, cocada, cajuzinho, canudinho, de banana, de leite, de goiaba, de abóbora, e por aí vai. Nada de doce metido a besta. Só aqueles que nos acompanham desde a infância e que nos enchem de boas recordações. É a  melhor doçura de Tiradentes, sem dúvidas! 


A loja também é simples: uma quitandinha escondida nos arredores do centro histórico de Tiradentes, numa garagem improvisada com algumas mesinhas, um balcão, uma vitrine, uma geladeira e só. Os doces, deliciosos, são acomodados em pratinhos de papelão cobertos com plásticos e embrulhados com papel cinza. Um lugar a moda antiga, onde ainda se amarra os embrulhos com barbante.


Seu Chico é daqueles mineiros que bastam um fio de conversa para ele fazer conhecer toda sua vida. Ele faz doces há cinquenta anos. No início, fazia apenas canudinho recheado com doce de leite e por encomenda.  Teve sorte: a primeira massa de canudinho que fez deu certo. Naquele tempo, abria a massa com uma garrafa. Hoje, há máquinas para fazer isso.

      Foto: Matraqueando

Prepara os doces com muito amor, feitos somente com leite e açúcar, nada de conservantes, bem na tradição dos doces mineiros.... Mexendo com a colher de pau o famoso doce de leite no tacho de cobre sobre o fogo à lenha, ele fala sobre esta tradição da família que atravessa suas gerações enquanto nos serve com um sorriso simples de alguém que atravessou as fronteiras, fazendo muita gente esquecer a dieta ou deixá-la para depois, afinal estamos em Tiradentes. Conversar com Seu Chico é conhecer o que é educação, delicadeza, calma e simpatia. Naquela lojinha não se pode ter pressa ou impaciência. Tem que entrar no ritmo, ou seja, tranquilidade e muita calma. De quebra você ainda pode vê-lo preparando suas delícias.


 Dica: Visitando Tiradentes, não deixe de ir lá. E se puder, vá no período da manhã, porque você encontra maior variedade de doces e acabam rápido! E se for passar o fim de semana, a dica é encomendar  no sábado e pegar os doce no domingo, já embrulhados para viagem.


Fonte: artigos públicos e jornais

Assista ao vídeo e conheça o Seu Chico: https://www.youtube.com/watch?v=Q03yusn5qY0

Um comentário:

Unknown disse...

Que delícia!

Esses lugares com alma, com personalidade são os mais especiais.

Adorei a dica!