quinta-feira, outubro 09, 2014

Os 5 erros mais comuns para assar um bolo


Fonte: Escola de Bolos


O sucesso de uma receita de bolo depende é claro de diversos fatores. Baseada nas perguntas e que recebemos sobre bolos que não tiveram o resultado esperado, listamos os 5 erros mais comuns. Confira a lista e evite-os na hora de preparar suas receitas.

1 - Abrir o forno enquanto o bolo ainda esta assando. Isto faz com que a temperatura diminua e bolos mais sensíveis como pão de ló, chiffon e genoise afundem. Se a receita pede 30 minutos de forno não abra antes de 25 minutos.

2 - Bater ou misturar demais a massa, especialmente depois de adicionar a farinha. Isto fará com que o glúten se desenvolva ou que o ar que foi incorporado à massa, seja retirado. O resultado é o que chamamos de bolo solado.

3 - Não conhecer o forno, ou seja, confiar no termostato. Em 99% dos fornos ele é incorreto. Use um termômetro ou faça o teste. Veja aqui como testar a temperatura interna do seu forno.

4 - Medidas incorretas dos ingredientes. Diferente do que acontece no preparo de pratos salgados, 1 colher a mais ou a menos de qualquer ingrediente vai alterar consideravelmente o resultado do seu bolo. Use balança e colheres e xícaras medida.

5 - Temperatura incorreta dos ingredientes. Planeje com antecedência e retire os ingredientes da geladeira, certificando-se que estão na temperatura ambiente, quando assim for especificado na receita.

Nenhum comentário: