sexta-feira, março 07, 2014

Pão Americano para Lanche

   

Ingredientes:
200 ml. de leite morno
1 tablete de fermento
3 colheres de sopa de azeite
1 ovo + 1 gema para pincelar
1 colher de chá/rasa de sal
farinha de trigo até que a massa solte das mãos

Dissolva o fermento no leite morno. Acrescente os outros ingredientes (menos o sal, que inibe o crescimento da massa) e coloque a farinha aos poucos. Amassar tudo, sovando bastante. Deixe descansar por 30 minutos, sove um pouco e coloque agora o sal.

Recheio
2 xícaras de presunto picado em cubos (se preferir, pode ser em tirinhas também)
3 xícaras de queijo ralado grosso: pode ser cheddar,  queijo prato ou mussarela mesmo

Modo de Fazer:
Preaqueça o forno e unte uma assadeira para pão de 25 cm. de comprimento e reserve.
Divida a massa em bolinhas de mais ou menos 4 cm. de diâmetro. Abrir cada uma delas para formar discos, como se fossem mini pizzas. Deixe-as abertas sobre a bancada para poder trabalhar no recheio.


Usando 2 xícaras de queijo ralado, polvilhe um punhado  em cima de cada massa.
Pegue os pedaços de presunto em cubos e coloque-os suavemente em cima do queijo. Se não ficar, você pode pressionar levemente o queijo e presunto em cima do biscoito para ficar no lugar. Não tem problema se algum cair.

Faça algumas pilhas com 4 massas recheadas, colocando uns em cima dos outros. Coloque as pilhas na forma de pão e organize de modo que ambos os lados da ponta do pão estejam sem recheio, para não encostar na assadeira. Pincelar com gema. Leve ao forno por 30 minutos. Após 30 minutos, polvilhe o restante 1 xícara de queijo por cima do pão e leve ao forno pão por mais 10 minutos.

Deixe esfriar por 5 minutos, em seguida retire da forma (use uma espátula chata de silicone, vai facilitar bem!). Levante-o para fora da assadeira e coloque em uma travessa e sirva ainda  quente.


Não fica muito bom se reaquecer mais tarde, então eu prefiro fazer 1 só, para comer no mesmo dia.
Adaptei essa receita. A receita original é feita com massa pronta para biscoitos, mas prefiro fazer o meu pão que estou acostumada, fica muito melhor! 
Fonte e fotos: Table for Two

Nenhum comentário: