segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Camarão Gratinado no Abacaxi

                       Foto: Sofia Carvalhido

Ingredientes:
1 kg. de camarão de tamanho médio, limpo e sem vísceras
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de molho de tomate pronto
2 colheres de cebola picadinha
250 g de Catupiry
100 g de Queijo tipo Mussarela
½ lata de Creme de Leite
1/2 xícara de leite de coco
cheiro verde picado, à gosto
1 Abacaxi, cortado em duas metades, no sentido longitudinal (de cima a baixo)

Modo de preparo:


Tempere os camarões com sal, pimenta e limão. Deixe descansando por 30 minutos, para apurar o tempero. Coloque um fio de azeite numa frigideira larga (para não juntar muita água) e deixe aquecer bem. Refogue o alho e a cebola. Coloque os camarões e dê uma leve fritadinha, só para eles ganharem aquele tom rosa lindo. Coloque o molho de tomate e tampe. Inevitavelmente eles formam água, relaxe e deixe que eles cozinhem de leve mesmo. Uns 5 minutinhos acho que bastam!

Enquanto isso, prepare o abacaxi:
Antes de tudo, lave bem o abacaxi debaixo da torneira, deixando a água escorrer bem. Se tiver uma escovinha, pode auxiliar na limpeza, essas frutas vem com muitas impurezas e bichinhos... Corte de comprido e retire a polpa de cada metade, deixando um buraco (veja na foto acima).

Dica: Na receita original, pede que com o abacaxi que sobrou das metades, faça um arroz com ele. Eu particularmente prefiro o arroz branquinho mesmo, bem temperadinho com alho! Fica ao gosto de cada um...

                                Créditos: Marco Linhares

Destampe a panela e verifique se os camarões já estão cozidos. Agora coloque o Catupiry, o creme de leite e o leite de coco, misturando bem. Prove o sal, se necessário acrescente mais um pouquinho. Deixe encorpar e desligue o fogo. Coloque o abacaxi em uma assadeira. Despeje dentro das metades do abacaxi, cubra com mussarela e leve para gratinar no forno por 15 minutos, até que o queijo derreta e comece a corar. Retire do forno, salpique o cheiro verde. Sirva com arroz branco e batata palha.

6 comentários:

  1. É uma receita muito boa..... além de deliciosa e muito leve..... se quiser impressionar os convidados sem se matar na cozinha faça!!! Eu amei....

    ResponderExcluir
  2. ai sonhei! pena q o meu husband seja alérgico a camarão, mas quando tiver visita em casa quero fazer esse com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode substituir o camarão por frango ou bacalhau! Um abraço

      Excluir
  3. Nossa que delícia!!! Vou tentar fazer ; )

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: