sábado, janeiro 11, 2014

Pãozinho Pé de Onça

        Fotos: Moje

Para aproveitar as férias, peça ajuda das crianças e  façam juntos esse divertido pãozinho. Ela vão adorar!

Ingredientes :
300 ml de leite morno
60 g de manteiga derretida
100 g de açúcar
meia colher de chá de sal
1/2 colher de chá de essência de baunilha ou amêndoa
2 ovos grandes
560 g de farinha de trigo
10 g de fermento seco ou 20 g de fermento fresco

Além disso:
1 ovo batido com 1 colher de sopa de leite para pincelar

Modo de Fazer:
Derreta o fermento no leite morno. Acrescente o açúcar, ovos, a essência, o sal e manteiga. Misture bem. Vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, até a massa ficar  soltando das mãos.  Sovar  por tempo suficiente para ser macia e flexível. Se necessário, polvilhe mais um pouco de farinha. Forme uma bola, coloque-o em uma tigela levemente enfarinhada, reserve em um lugar quente, coberta com um pano, para dobrar de volume (cerca de 1,5 horas).

Enquanto isso, forre 2 assadeiras com papel impermeável.



Depois de crescida, retire a massa da tigela, amasse ligeiramente e divida em 13 partes iguais. Depois, cada pedaço é dividido novamente em três partes. Uma parte será a parte grande da pata da onça e os outras duas devem ser divididas ao meio novamente - para os quatro dedos. A parte maior, modelar levemente  formando uma bola alongada. Coloque em uma assadeira e, da mesma forma, faça os 4  "dedos" e coloque bem aderidos do lado longo da massa grande (eles devem estar em contato, caso contrário vão se soltar). 

Da mesma forma, para formar os pés restantes, organize-os em uma assadeira em intervalos consideráveis ​​- vai crescer bem. Cubra com um pano e deixe crescer novamente (cerca de 30 minutos). Após ter subido, pincele por cima com ovo batido com leite.

Asse em forno pré-aquecido, em temperatura alta, até que fiquem douradinhos. Retire do forno, esfriar e polvilhar açúcar de confeiteiro.