quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Frango à Passarinho de Forno

     Foto: M & S Armazém

Ingredientes:
1 pacote de frango a passarinho congelado
1 colher de sobremesa/rasa de Tempero Mineiro Caseiro (receita AQUI)
1cebola picada
4 dentes de alho picado picados
 pimenta a gosto
1/2 xícara de azeite
1 colherzinha de colorau
2 folhas de louro esmigalhadas
1 pitada de ervas desidratadas: alecrim, tomilho ou manjerona

Modo de Fazer:
Antes de tudo, descongele o frango em temperatura ambiente. Tempere os pedaços de frango com todos os temperos e ingredientes.  Misture bem para o tempero ficar bem uniforme. Coloque arrumados em uma assadeira e asse por 30 minutos tampado com alumínio. Tire o alumínio depois desse tempo e depois mais 15 minutos para acabar de corar.

Dica: Antes de tirar do forno, pingue um pouco de água, para soltar o caldo que fica agarrado na assadeira. Se necessário, mexa com uma colher de pau, umedecendo com o molho todos os pedaços de frango.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Docinho: Queijada de Uberaba


"Ninguém discorda de que o título de patrimônio nacional conferido ao nosso queijo-de-minas, em maio deste ano, foi mais do que merecido. Afinal, a iguaria faz parte do cotidiano e da história do estado. A paixão é tanta que até em receitas de doce ele está presente. É o caso da queijada, que a mineira Sandra Vieira de Souza Pereira prepara em Uberaba, com maestria. Natural de Coromandel, Sandra aprendeu a fazer o doce com a mãe, que aprendeu com a sua avó de Sandra, e assim por diante. A tradição de família pode ser encontrada na feira itinerante da cidade ou na loja O Rei do Queijo, que pertence ao sogro de Sandra e fica no mercado municipal. E é Agnaldo quem confirma que a iguaria caiu mesmo no gosto dos uberabenses: “Muita gente vem aqui só para comprar o doce e, quando a Sandra viaja, o pessoal reclama”. Depois de trabalhar 11 anos como telefonista, a quituteira começou a preparar o doce para incrementar a banca do marido na feira. Hoje, se diz assustada com o sucesso da queijada. “Não posso parar de fazer. Estou muito feliz e minha mãe também gostou muito de saber que estou fazendo a receita dela”, comemora, ao contar que vende mais de 300 pedaços de queijada por semana, além das encomendas. Prova de que, nesta receita, o patrimônio mineiro está mais do que bem representado." Fonte: Sabores de Minas

Ingredientes:
1,8 kg de açúcar cristal
Meio litro de leite
500 g de queijo-de-minas curado, ralado
manteiga para untar

Modo de fazer:
Em uma panela, levar ao fogo o açúcar e o leite. Mexer até levantar fervura e deixar no fogo até a mistura engrossar. Retirar do fogo e pôr o queijo, mexendo bem. Despejar o doce em um tabuleiro untado e, assim que esfriar, cortar em quadrados, do tamanho desejado.

Receita fornecida por Sandra Vieira de Souza Pereira

Dica para Molho de Tomates



terça-feira, 29 de outubro de 2013

Como fazer Galinhada Mineira


Ingredientes:
1 k. de pedaços de frango fresco (coxa, sobrecoxa e peito)
3 xícaras de chá de arroz
3 dentes de alho picados
1 tomate picadinho (como para vinagrete)
2 cebolas raladas
o suficiente de óleo de soja, para refogar os ingredientes
3 a 4 copos americanos de água
2 tabletes de caldo de galinha
Água suficiente para cobrir o frango na panela
pimenta à gosto

Para decorar:
Cheiro verde picado
Queijo Minas ralado

Acompanhamento:
Linguiça frita em pedaços 
Torresmo frito

Modo de fazer:
Coloque o óleo em uma panela para refogar a cebola e o alho, deixar dourar.  Juntar o frango e 1 tablete de caldo de galinha e o tomate picado. Cubra com água e deixar cozinhar, até que a carne do frango comece a se soltar dos ossos. Reservar a água. Desossar o frango, sem desfiar, deixando pedaços maiores. Voltar com os ossos para panela de água e deixar cozinhar por mais 10 minutos. Em outra panela, refogar o arroz com o outro tablete de caldo de galinha. Acrescentar a carne do frango. Pôr a água que estava reservada, sem os ossos. Cozinhar até a água secar e o arroz ficar cozido.  Salpique o cheiro verde e servir quente. À parte, frite 1/2 k. de linguiça caseira, de boa qualidade, deixando bem torradinha. Pique em pedaços e coloque em uma travessinha. Prepare também o torresmo. Essa galinhada é ótima para o fim de semana, todo mundo vai adorar. Ah, e não esqueça de gelar a cerveja!

Já que existe o Halloween...


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Dica de Ervas Secas

Creme de Ricota

     Foto: Arlindo Quincas

Este é um creme de sabor delicado. Pode ser um ótimo acompanhamento para frango ou peixe, como também pra uma mesa de frios e torradas. Simples e fácil!

Ingredientes:
1 ricota inteira, de mais ou menos 400 grs.
2 copos de iogurte natural 
mais ou menos umas 6 a 8 folhinhas de manjericão fresco
1 colher de sopa de cebolinha
sal a gosto
pimenta do reino a gosto (ou meia pimenta dedo de moça) 
suco de 1/2 limão  

Modo de Fazer: 
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até ficar uma pasta homogênea.

Opcional:
Depois de batido e temperado, se quiser variar o sabor acrescente azeitonas bem picadas (preta ou verde) ou ainda palmito.
Receita de Nathália Miranda

sábado, 26 de outubro de 2013

Dica para Suco de Frutas


Mousse de Maracujá com Chocolate Branco



Tradicional sobremesa brasileira, pode ser servida em travessa ou porções individuais. Não importa, de qualquer jeito é uma delícia!

Ingredientes
400 g cobertura de chocolate branco picada
3 xícaras (chá) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de rum
3/4 xícara (chá) de suco de maracujá
1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor
Calda
polpa de 1 maracujá azedo
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de Fazer:
Em um refratário grande coloque o chocolate, 1 xícara (chá) de creme de leite e o rum. Leve para aquecer no microondas, na potência média (50%), por cerca de 3 minutos, mexendo na metade do tempo para obter um creme liso. Retire do forno e mexa novamente até derreter completamente o chocolate.
Acrescente o suco de maracujá, o restante do creme de leite batido em ponto de chantilly e a gelatina dissolvida em 2 colheres (sopa) de água quente. Misture delicadamente despeje em forma untada somente com água ou em  taças individuais.


Calda
Numa panela pequena aqueça a polpa juntamente com o açúcar e 1/2 xícara (chá) de água, mexendo até que o açúcar se dissolva completamente. Deixe esfriar e despeje cerca de 1 colher (chá) de calda em cada copinho. Tampe e leve a geladeira por 3 horas.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Mel é Tudo de Bom!



“O mel tem mais de 70 substâncias essenciais ao organismo, como água, glicose, potássio, ferro, entre outros. Para se beneficiar destes nutrientes você precisa tomar regularmente. Com poder adoçante duas vezes maior que o do açúcar, o mel também pode ser usado na combinação com frutas, leite, iogurte, pães e biscoitos, cereais e até bebidas, como sucos e cafés.

Previne o envelhecimento precoce da pele, ajuda a combater a gripe, asma e outras doenças respiratórias... Acham que parou por aí? O mel também fortalece o sistema nervoso, ajuda a desintoxicar, facilita a digestão, e é um excelente anticéptico e antibiótico. Mel sozinho ou com agrião, laranja ou limão é um santo remédio.

Para os idosos, o mel também é um grande amigo quando o assunto é a falta de memória. Faça um “teste”: tome duas colheres de sopa de mel durante 30 dias e veja a diferença no sono, na disposição e na memória. Mas não deixe de tomar nenhum dia.

Quem deve evitar:

Com tantos benefícios, é difícil imaginar que o mel possa fazer mal, não é? Mas não é bem assim. Os diabéticos, obviamente, devem evitar o alimento. Além disso, só é recomendado o uso do mel para crianças a partir de um ano de idade. Antes dessa idade, os bebês ainda estão com o aparelho digestivo amadurecendo.

Mel cristalizou? Tem solução!


Animado com os benefícios do mel, você correu para comprar seu potinho, mas, com o tempo, ele cristalizou? Calma, não jogue fora! Este é um processo natural e uma das garantias de pureza do produto. Se cristalizou, basta aquecê-lo em banho-maria, controlando a temperatura da água para não passar dos 50 º. Depois é só usá-lo”.
Fonte: TV Globo

Quem veio Primeiro:o ovo ou a galinha?


Foi a Galinha! (será?)

"De acordo com uma equipe de pesquisadores da Universidade de Warwick e Sheffield, ambas da Inglaterra, a resposta para a antiga pergunta “O que veio primeiro, o ovo ou a galinha”?, foi encontrada: é a galinha. Ou melhor, uma proteína da galinha.
Há muito tempo os cientistas acreditavam que uma proteína encontrada na casca do ovo da galinha, a ovocledidina-17 (OC-17) exercia um papel fundamental na formação do ovo. Resultados de estudos em laboratório mostraram que a proteína influenciava a transformação do carbonato de cálcio em cristais de cálcio. De que forma isso acontecia, no entanto, ninguém sabia.
Agora, os pesquisadores britânicos utilizaram um supercomputador para criar simulações que mostram exatamente qual é o papel da proteína. A OC-17 se une a superfícies amorfas de carbonato de cálcio dentro da galinha e estimula a formação de cristais de cálcio. Esses cristais vão se juntando até formarem toda a casca do ovo.
"Essa descoberta é interessante no sentido de explicar que a galinha propriamente dita passou a existir antes da formação do ovo calcificado, de casca dura", diz o chefe do Departamento de Biologia Animal da Unicamp, João Vasconcellos Neto. Ele explica que o ovo, enquanto forma embrionária envolta ou não por uma estrutura de proteção, existe há muito tempo. “Na escala evolutiva, as aves derivam dos répteis e eles já colocavam ovos muito antes da existência de qualquer galinha”. Ele lembra que existem muitos insetos e anfíbios que também colocam ovos."
Reportagem da Revista VEJA


E não é verdade?


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Dica: Vinagre de Maçã serve para...



Os usos a seguir são reportados pela ciência e pela sabedoria popular. Confira:

1. Refresca o hálito
Alguns juram que fazendo bochecho de vinagre de maçã com água, é possível reduzir o mau hálito. Será?

2. Trata refluxo gástrico

Muitas pessoas acreditam que esse problema é causado por uma superprodução de ácido, mas é totalmente o contrário. O corpo não produz ácido suficiente. O tratamento consiste em tomar de uma a duas colheres de chá de vinagre de maçã diariamente.

3. Alivia incômodo gastro-intestinal

Se você sofre de diarreia por infecção causada por bactéria, o líquido pode ajudar devido a suas propriedades antibióticas. Alguns especialistas também sugerem que a pectina encontrada no vinagre de maçã pode ajudar a acalmar espasmos intestinais. Basta misturar de uma a duas colheres de sopa do líquido em água ou suco de maçã e beber.

4. Previne indigestão

Se você está planejando “se acabar” em uma refeição que pode não cair muito bem, tente beber uma colher de chá de vinagre de maçã, misturada a uma colher de chá de mel em um copo de água morna. Beba 30 minutos antes da refeição.

5. Acaba com soluços

Há muitos “remédios” para “parar” soluços, segundo a sabedoria popular. Tente este da próxima vez em que tiver o incômodo: uma colher de chá de vinagre de maçã garganta abaixo!

6. Cuida do cabelo

Para os cabelos oleosos, o vinagre tem função de limpeza: enxágue o cabelo com uma mistura de duas colheres de sopa de vinagre em um copo de água.

7. Alivia dor de garganta

Logo que você sentir os primeiros sinais de dor de garganta, tente um dos dois métodos: misture ¼ de vinagre de maçã com água morna e gargareje de hora em hora; ou misture uma colher de sopa do líquido com água quente e um pouco de mel e beba.

8. Combate a coceira

Um pouquinho de vinagre aplicado com algodão é comumente recomendado para fazer com que uma mordida de mosquito pare de coçar. Vai arder, mas vai ajudar a acalmar a irritação.

9. Minimiza problemas na pele

Muitos que sofrem de problemas dermatológicos adoram vinagre de maçã por reduzir inflamação. Tente dar uma pincelada de vinagre nas áreas afetadas fazendo uso de algodão.

10. Diminui os níveis de glicose

O vinagre de maçã tem também propriedades para combater a diabetes. Muitos estudos têm mostrado seu efeito positivo nos níveis de açúcar do sangue. Um estudo de 2007 com participantes com diabetes tipo 2 descobriu que duas colheres de sopa do vinagre antes de ir para a cama abaixaram a glicose pela manhã de 4% a 6%.

11. Abaixa o colesterol e a pressão alta

Vários estudos com ratos têm mostrado os benefícios do vinagre para abaixar o colesterol e a pressão alta. Não há evidências de que pode funcionar nas pessoas, mas pesquisas continuam nessa área.

12. Auxilia na perda de peso

Há muito tempo, o vinagre tem sido usado parar ajudar na perda de peso. Embora esse efeito não tenha sido cientificamente comprovado, muitas pessoas insistem nessa prática. Um pequeno estudo, em 2005, evidenciou que pessoas que comeram um pedaço de pão com pequena quantidade de vinagre se sentiram mais saciadas do que aquelas que não fizeram uso do vinagre. Ainda assim, sabemos que (infelizmente) não existe fórmula mágica para perder peso!

Fonte: Ecycle.com

Dica para Calda de Açúcar


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dica para Cozinha Brócolis


Bolo de Fubá com Coco

     Fonte: Josefa

Ingredientes:
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (pode usar margarina se desejar)
2 xícara (chá) de açúcar
3 ovos (gemas e claras separadas)
2 xícaras (chá) de fubá mimoso
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 vidro (200 ml) de leite de coco
1 ½ xícara de leite em temperatura ambiente
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 pacote (de 100 g) de coco ralado em flocos

Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno em temperatura média.
Peneire o açúcar e acrescente a manteiga e bata na batedeira até que a mistura vire um creme claro.
Acrescente as gemas, uma a uma e continue a bater.
Fora da batedeira e com colher de pau junte aos poucos o fubá, a farinha de trigo, o leite de côco e o leite, alternando entre secos e líquidos. Coloque o sal, o fermento em pó e o côco ralado.
Junte delicadamente as claras em neve (que devem ter sido batidas previamente).
Coloque numa forma untada e polvilhada com fubá (pode ser retangular ou redonda com furo no meio)

Leve ao forno médio até dourar ligeiramente ou ao espetar um palito no meio da massa ele saia seco. Espere esfriar para desenformar. Vire sobre uma superfície polvilhada com açúcar e cortei em quadradinhos.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dica para Fritar Bacon


Torta de Banana da Vó Tereza

      Foto: http://cybelchan.files.wordpress.com

Torta de Bananas da Vó Tereza tem gosto de férias no sítio, de verão, de meninada correndo, de domingo à tarde... Boas lembranças!

Ingredientes da massa:
2 xícaras de farinha de trigo 
1 ½ xícaras de açúcar cristal 
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
1 colher (café) de sal 
3 colheres (sopa) margarina 
1 ovo 

Recheio:
6 a 8 bananas caturra (nanica) maduras, cortadas em tiras compridas
1 lata de leite condensado 
Queijo  Minas ralado (o quanto baste)
canela à gosto

Umedeça o fundo da massa da assadeira com um pouco de leite condensado. Coloque uma camada de bananas fatiadas, polvilhe com canela e queijo Minas ralado. Repita esses passos até  em cima. 

Modo de preparo: 
Pré-aqueça o forno  e unte uma forma refratária média.
Abra a metade da massa mais para fina com o rolo, em superfície enfarinhada. Forre a forma, acerte as bordas, coloque as camadas do recheio. Faça "cobrinhas" com o restante da massa e trance sobre o recheio. Pincelar com gema de ovo. Asse por 25 a 30 minutos. Deixe amornar para servir. Fica melhor de um dia para o outro.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Dica para Frango Assado


Rosca de Cenoura

      Foto: Sugar Plum

Ingredientes:
1 xícara e meia (de chá) de açúcar refinado
1 xícara (de chá) de óleo
3 colheres (sopa) de fermento biológico fresco (de padaria)
4 ovos
300 g de cenoura cozida
1 xícara (de chá) de água morna
1 pitada de sal
1 kg de farinha de trigo



Bater, no liquidificador, os ovos, o açúcar, o sal, o fermento, a cenoura e a água. Pôr a mistura em uma bacia ou gamela e adicionar a farinha, para a massa ficar mais fina e mole. Deixá-la descansar durante duas horas, coberta com plástico ou toalha.Fazer a rosca em forma de trança e pincelar por cima com gema de ovo. Deixar crescer para a massa não ficar pesada. Untar um tabuleiro com manteiga e levar ao forno médio, durante 20 minutos. Quando estiver assada, retire do forno e pincele essa calda por cima:

1 xícara de açúcar de confeiteiro
1/2 xícara de água
Levar ao fogo a água e o açúcar, quando ferver, mexa bem e desligue o fogo. Pincele sobre a rosca ou despeje em fio, formando linhas irregulares.
Receita: Vanda de Arruda

sábado, 19 de outubro de 2013

Dica para Tomates Vermelhos


Macarrão na Chapa


Sabe aquelas comidas que são um coringa na cozinha? Aquela que, cada um faz de um jeito e do jeito que for fica bom? Então achou: este macarrão na chapa é o yakisoba mineiro, cada um põe o que gosta ou o que tem na geladeira. Se não tiver uma chapa de ferro, use uma panela wok ou uma frigideira grande, também dá certo. Pode usar frango em cubinhos, camarão,  carne de boi desfiada, carne de porco, linguiça, tirinhas de repolho, ou tudo junto também pode! Então, a dica é essa: acrescente, altere ou  retire ingredientes, mas faça desse prato uma deliciosa diversão.

Ingredientes:
3 colheres (sopa, cheias) de cebola grande picada em lascas finas
2 colheres (sopa, cheias) de bacon  cortados em cubinhos ou tiras
3 colheres (sopa, cheias) de peito de frango (cozido e temperado) desfiado
2 colheres (sopa, cheias) de pimentão (verde, amarelo e vermelho) cortado em tirinhas
250 g de espaguete cozido al dente
1 xícara de brócolis cozido
1 xícara de cenoura em tirinhas finas
50 ml de molho Shoyo
50 ml de queijo parmesão ralado


Modo de Fazer:
Em uma vasilha, temperar a cebola com uma colher (sopa) de vinagre, uma pitada de sal e uma colher (sopa) de azeite. Em seguida, na chapa pré-aquecida, pôr esta mistura, juntamente com o bacon (pré-frito) e o pimentão. Mexer bem, virando sempre os ingredientes. Depois, pôr o peito de frango e misturar bem. Quando a chapa estiver bem quente, pôr o espaguete pré-cozido (al dente) Continuar mexendo, acrescentar o molho e misturar bem. Retirar da chapa e salpicar o queijo parmesão antes de servir.
                                       Foto: Churrasco do Boi

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dica para Feijoada


Dica de Cebolas



Cebolas inteiras frescas são muito usadas nas cozinhas em todo o mundo. Às vezes pode ser um desafio para manter a cebola fresca até por mais dias. Para armazenar cebolas inteiras por muito tempo e manter o frescor, compre cebolas frescas e de boa qualidade nos mercados. Remova todos os brotos ou casca seca, descamação e material solto.  Ao comprar cebolas, procure camadas exteriores secas livres de manchas ou defeitos. A cebola deve ser pesado para seu tamanho, sem perfume.

Ah, e não guarde as cebolas inteiras em sacos plásticos fechados (ou amarrados). A falta de circulação do ar reduz a vida útil de armazenamento.

Leque de Lombo com Abacaxi


Esta é uma receita diferente de preparar o lombo assado. Fica muito gostosa também e é daquelas de comer com os olhos, porque fica muito bonito.

Ingredientes:
1,5 kg de lombo de porco
1Kg de batatas
1 abacaxi
8 cebolinhas
5 dentes de alho
100 ml. de vinho tinto ou branco
Azeite
1/2 xícara de margarina
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de mel
Alecrim seco
Colorau
Sal e pimenta

Modo de Fazer:
Limpe o lombo de peles e gorduras e esfregue-o com uma pasta preparada com sal, dentes de alho descascados e esmagados, mostarda e margarina. Coloque num tabuleiro de ir ao forno, regue com vinho branco e polvilhe com alecrim. Deixe marinar durante algumas horas ou de um dia para o outro, de véspera.


Regue tudo com um fio de azeite e espalhe o mel sobre a carne. Leve para assar em forno moderado até a carne estar macia. Dica: comece assando tampado com um pedaço de papel alumínio, mais ou menos por 30 minutos. depois desse tempo, destampe e continue a assar até corar.

Corte a carne em fatias até metade da altura do lombo deixando cerca de 1 cm de intervalo entre elas. Descasque o abacaxi e corte em fatias finas. Introduza nas ranhuras obtidas meias fatias. Leve ao forno por mais 10 min.



Nota: Para complementar, corte 6 batatas em forma de 4. Cozinhe em água com um pouco de sal. Escorra e leve ao forno num tabuleiro com azeite e bastante alho picado fino até as batatas ficarem douradinhas, parecem quase fritas e ficam com o sabor do alho.
Fonte: Artes, Viagens e Sabores

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Dica: Como Suavizar o Sabor do Alho


Assim como as batatas absorvem o excesso de sal, os talos da salsinha são porosos e quando entram em contato com o líquido quente, a tendência é sugar o excesso do sabor forte do alho.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dica para Farinha de Trigo


Bolo de Fubá de Caneca

        Foto: Maira Sanches

Ingredientes:
1 ovo
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) rasas de fubá
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó
Cobertura
2 colheres (sopa) de goiabada
1 colher (sopa) de água

Modo de Fazer:
Quebre o ovo na caneca e bata com o garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite e o fubá e misture. Coloque a farinha de trigo e o fermento e mexa até dar o ponto. Leve por três minutos no microondas em potência máxima.

Cobertura
Pique a goiabada, junte a água e ponha no microondas por um minuto. Espalhe sobre o bolo. Dica: Em vez de goiabada, cubra o bolo com geléias de sabores diferentes. Fonte AQUI

O 'Cafezim' Mineiro



"O café é muito comum no dia a dia dos mineiros e carrega consigo uma série de significados. Ao convidar alguém para tomar um café o mineiro demonstra hospitalidade, afeto e disposição para o convívio.
Se o café convida ao diálogo, ele possui também uma outra função: a de socializar os relacionamentos. Isso porque a bebida faz parte do cotidiano das pessoas, independente da classe social. Todos tomam café. E isso os torna iguais nesse momento.
Ao longo do dia a bebida assume uma outra função: a de dar um tempo na correria do mundo moderno. Nessa hora, “paramos para respirar”, para refletir e reorganizar o que ainda temos a fazer. É um verdadeiro “pit stop” na vida das pessoas nas grandes cidades." Cláudia Y. Marques 

http://claudiaymarques.wordpress.com/2010/11/07/cafezinho-mineiro/

sábado, 12 de outubro de 2013

Pudim de Laranja

      Foto: culinaria.terra.com.br

Antes de começar a preparar o pudim já faça a calda, pois precisará dela pronta quando for despejar o pudim na forma para assar:

Calda
1 xícara (chá) de açúcar (prefiro fazer com açúcar cristal)
1 xícara de água

Modo de Preparo
Use a própria forma com furo que vai assar o pudim, é mais prático. Coloque o açúcar na forma e leve ao fogo. Mexa de vez em quando com uma colher de pau, percebendo se está começando a avermelhar o açúcar. Fique atento nesse ponto, porque para queimar é um pulo! Quando chegar na cor ideal de calda, despeje de uma vez a água. Vai levantar fervura e ficar cheio de torrões de açúcar. Não se preocupe, deixe fervendo que depois dissolve. Quando a calda engrossar, desligue e reserve.

Ingredientes do pudim:
1 lata de leite condensado
a mesma medida de suco de laranja natural
4 ovos
1 colher de sobremesa de raspas de laranja

Bata todos os ingredientes no liquidificador, até ficarem bem dissolvidos.

Forre uma forma com furo no meio de mais ou menos 20 cm, com a metade da calda . Vá girando a forma e espalhe. O restante da calda guarde em uma xícara, que será usada quando for desenformar o pudim. Esse processo aprendi com minha mãe, que fazia um pudim de laranja delicioso, sem ser daqueles doces demais. O segredo é esse então: não colocar a calda toda para assar com o pudim, fica muito doce e esconde um pouco o gosto da laranja.


Coloque a forma do pudim dentro de uma assadeira em banho-maria, de modo que todo o fundo fique coberto com 1 dedo de água. Assar no forno por 55 minutos a 1 hora, na temperatura alta. Tampe a forma do pudim com papel alumínio, para não dar casca escura. Depois de pronto, deixe esfriar e guarde na geladeira por, no mínimo, 6 horas. Geralmente eu gosto de fazer de véspera, coloco na geladeira para só virar na manhã seguinte, acho que a consistência fica mais firme. Desenforme, despeje o restante da calda que estava reservada, enfeite com fatias de laranja e sirva a seguir.

Frango Nobre


Ingredientes:
3 filés de peitos de frango, cortados ao meio de comprido (separando as 2 partes)
2 xícaras de farinha de trigo
óleo vegetal o suficiente para fritar os bifes
2 colheres de sopa de manteiga
150 grs. de cogumelos fatiados
4 colheres de sopa de vinho branco
1 sachê (pacotinho) de sopa de cogumelos Knorr 
1 xícara de leite integral
6 fatias de queijo Mussarela
3 colheres de sopa de cheiro verde para decorar
Sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 300 graus
Tempere ambos os lados do frango com sal e pimenta, passe levemente na farinha para empanar ambos os lados. Retire o excesso.
Adicione o óleo à frigideira frite os bifes de frango de 2 em 2, de ambos os lados.


Você não precisa cozinhar o frango completamente. Ele vai terminar o cozimento no forno. Escorra em papel toalha e transfira o frango para assadeira.


Depois de fritar todos os bifes escorra o óleo e na mesma panela, adicione a manteiga e deixe derreter em fogo médio. Adicione os cogumelos, tempere com sal e pimenta e mexa os cogumelos até dourar. Em seguida, adicione o vinho branco e cozinhe por mais um minuto ou dois. Adicione a sopa de cogumelo cremoso e o leite e misture bem.

Despeje o molho sobre os peitos de frango, cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Retire do forno e cubra cada pedaço de frango com uma fatia de mussarela. É possível dobrar o queijo em metade, se for muito grande para o peito.

Coloque o frango de volta no forno e assar até dourar o queijo. Retire do forno e salpique o cheiro verde picadinho. Sirva com salsa fresca picada e arroz branco.
Fotos e fonte adaptada: original AQUI

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dica para Manter o Biscoito Sempre Fresco


A função do pão é para  absorver umidade do biscoito, já que ele fica guardado no pote tampado. Dessa forma, o pão vai ficar mole enquanto seu biscoito continuará sempre crocante.

Gelatina de Morangos Frescos

    Foto

Faço essa gelatina para meus filhos, desde que eram pequenos. Em época de morangos, sempre tinha gelatina na geladeira. Na verdade não sei se é uma gelatina ou uma mousse. Quando minha mãe foi para cozinha e saiu essa receita, acho que nem havia mousse! Só sei que é deliciosa e aproveite a Semana das Crianças para fazer na sua casa, todos vão adorar!

Ingredientes:
2 caixas de morangos (ou 3, se for daquelas caixas que vem só com um andar de morangos)
1/2 xícara de açúcar ou à gosto (prove e adicione mais se quiser)
2 pacote de gelatina de morango


Lavar bem os morangos, tirar os cabinhos (separe alguns mais bonitos para enfeitar) e picar. Bater os morangos no liquidificador com 2 e 1/2 xícaras de água. Despeje essa mistura em uma panela. Dica: Eu gosto de coar um pouco das sementinhas, então quando for despejar na panela, coe a metade. Fica melhor assim, não fica com sementes demais!  Acrescente o açúcar e deixe ferver um pouco, por mais ou menos 5 minutos. Desligue o fogo e despeje a gelatina. Misture bem, para desmanchar toda e não ficar pedacinhos depois de gelada. Espere amornar e despeje em tacinhas. Leve para gelar por 6 horas. Quando estiver firme, coloque um pouco de chantilly em cada uma e decore com 1 morango inteiro. Servir.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Afiador para Facas Onduladas


A maior dificuldade em afiar facas de pão, é como fazer isso... Os amoladores convencionais são para facas com corte reto. Achei esse AQUI, é à pilha e é só passa na faca. Quero muito isso!

Leque de Lagarto


Antes de passar essa receita, quero parabenizar a Adriana Melo, do blog Pimenta Biquinho, pela originalidade deste prato e pelas fotos muito bem explicadas. Carne de panela todo mundo faz, mas enfeitada e gostosa desse jeito, é a primeira vez que vejo e tenho que compartilhar com vocês! É uma maravilha!!!

Ingredientes:
1 peça de lagarto
1 cabeça de alho
2 cebolas
sal a gosto
alecrim
2 colheres (sopa) de azeite
1 lata de cerveja (usei 290 ml)
290 ml de água
1 xícara (chá) de molho de tomate
mussarela
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga.

À parte, cozinhe 8 batatas sem casca e em água e sal. Não deixe ficar muito macia, tire antes.

Modo de fazer:
Tempere a peça de lagarto e deixe na geladeira por mais ou menos umas 3 horas. Faça uns furinhos aí e coloquei alho dentro de cada um deles. Refogue a cebola no azeite, coloque a carne e sele-a
de todos os lados, depois, coloque a cerveja.


Deixe a carne na panela de pressão por 50 minutos e lembre-se de acrescenta a cabeça de alho para cozinhar junto com a carne. Depois do cozimento, corte-a em fatias finas e ajeite em uma assadeira. No caldo que sobrou do cozimento, acrescente 1 xícara de molho de tomate e regue a carne da assadeira. Distribua batatas em volta, e leve ao forno por mais 50 minutos, Cubra com papel alumínio nos primeiros 30 minutos, depois retire o alumínio para acabar de corar.


Para o preparo creme de alho abaixo, retire a polpa das cascas. Acrescente 1 colher de margarina e misture bem. Passe essa mistura nas fatias de mussarela, dobre-as e reserve. 

Dica: Para fazer a pastinha de alho, você pode embrulhar 2 cabeças de alho em papel alumínio, e deixar no forno enquanto a carne assa, depois faz a mistura acima.


Depois retire a carne do forno, com a ajuda de um garfo,vá intercalando as fatias de mussarela entre as fatias de carne. Volte ao forno por uns 15 minutos até que a mussarela esteja derretida.