sábado, 29 de junho de 2013

Torta Chocorango



Essa receita é feita, originalmente, em forma redonda de aro removível, de 26 cm. de diâmetro. Pode ser feita também em tabuleiro grande. Como é uma torta maior, ao final desta receita colocarei a proporção   para uma torta média/pequena, de 23 cm. de diâmetro.

Misturar primeiro os ingredientes secos:
3 xícaras de farinha de trigo
1 ½ xícara de açúcar refinado
1 ½ xícara de chocolate em pó (dos Frades – Nestlé)
1 colher de sopa bem cheia de Pó Royal
1 pitada de sal
 Depois desses ingredientes secos bem misturados, colocar 5 ovos inteiros e  ½ xícara de óleo. Misturar mais.

Em uma panela, coloque para ferver  1 xícara de manteiga com 1 ½ xícara de leite. Quando levantar fervura, despejar sobre a massa que já foi misturada com os ovos. Dissolver bem as bolinhas que se formam, deixando a massa bem lisa. Despeje numa forma de aro removível de 27 cm., untada e farinhada.  Assar em forno brando por mais ou menos 35 a 40 minutos. (Dá uma forma redonda grande)

Recheio Branco:
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite de vaca
1 colher de sopa (rasa) de Maizena dissolvida no leite acima.
Levar ao fogo e quando engrossar, desligar e colocar 1 lata
de creme de leite sem soro.

3 caixas de morangos grandes e bonitos (reservar alguns para decoração da cobertura)

Depois de assado e frio, desenformar, dividir o bolo em 2 camadas. Umedecer com Coca Cola a primeira camada de bolo e despeje por cima o creme branco. Coloque sobre o creme uma farta camada de morangos picados e depois a segunda parte do bolo, também umedeça com Coca Cola e cobrir tudo com um brigadeiro comum e por cima chocolate granulado (mais ou menos 300 grs.) e colocar por cima os morangos inteiros

_____________________________________________________________________

Para uma torta de 23 cm. de diâmetro, os ingredientes são:

Misturar primeiro os ingredientes secos:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar refinado
1 xícara de chocolate em pó (dos Frades – Nestlé)
1 colher de sopa rasa de Pó Royal
1 pitada de sal
 Depois das farinhas misturadas, colocar 4 ovos inteiros e ¼ de xícara de óleo. Misturar.

Em uma panela, coloque para ferver  ¾ de xícara de manteiga com 1 xícara de leite. Quando levantar fervura, despejar sobre a massa que já foi misturada com os ovos. Dissolver bem as bolinhas que se formam, deixando a massa bem lisa. Despeje numa forma de aro removível de 23 cm., untada e farinhada.  Assar em forno brando por mais ou menos 35 a 40 minutos. (Dá uma forma redonda pequena).  O recheio e cobertura, proceder da mesma maneira da receita acima.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sanduíche Crocante de Pão de Forma

        Foto: Benny Doro

Ingredientes:
2 tomates
Sal e pimenta a gosto
Orégano a gosto
1 fio de azeite
8 fatias de pão de forma sem casca
16 fatias de queijo: pode ser cheddar, mussarela, queijo  prato, queijo minas, canastra, etc.
2 xícaras de frango desfiado (opcional)
meio copo de leite
4 ovos batidos
Farinha de rosca para empanar

Dica: dê preferência para uma farinha mais grossa, tipo em floquinhos. Fica mais crocante!

Modo de preparo:


Tire a pele e as sementes dos tomates. Corte em cubos e tempere com o sal, a pimenta, o orégano e o azeite. Distribua sobre quatro fatias de pão o tomate picado, o queijo e o frango. Cubra com as fatias de pão restantes e aperte bem as bordas. Passe um pouco de água para colar. Passe rapidamente os sanduíches no leite, depois no ovo batido e por último na farinha de rosca.

Frite em óleo quente até dourar dos dois lados. Coloque-os sobre uma grade ou papel-toalha para retirar o excesso de óleo. Sirva logo em seguida.

Bolo Chique


Ingredientes do Bolo:
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
2 xícaras de açúcar peneirada
1 xícara de leite fervendo
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer:
Essa é a receita básica de pão de ló de leite quente. Bata as claras em neve bem firmes. Adicione as gemas, seguida da farinha, açúcar, fermento e continue batendo. Adicione as gemas, seguida da farinha, açúcar, fermento e continue batendo. Por último adicione o leite fervendo. Coloque em uma assadeira de borda mais alta,  untada com manteiga e farinha. Deixe no forno médio por mais ou menos 20 minutos.

Cobertura
300 grs. chocolate ao leite ou meio amargo, picado
1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de leite

2 xícaras de coco ralado para empanar

Modo de preparo:
Depois do bolo pronto, deixe esfriar um pouco e coloque suavemente a grelha para esfriar completamente. Corte o bolo em 12 partes, ou se preferir, corte tamanhos um pouco menores. Você pode preparar a cobertura. Em banho maria, derreta o chocolate, a manteiga e o leite. Quem quiser adicionar um pouco de açúcar, pode.


Ao lado da panela de banho maria, coloque em um prato fundo 1 pacote de coco ralado. Pegue primeiros pedaços de bolo e banhe no chocolate em todos os lados e, em seguida, polvilhe no coco. Se você achar que pode quebrar o bolo nesse processo, você pode tentar utilizar dois garfos. Ou passar com as mãos mesmo.

Manter por mais um tempo os bolos sobre uma grade. É bom se você colocá-los sob o papel manteiga, pois os bolos ainda pode pingar chocolate. Fonte Adaptada:

Dica: A cobertura também pode ser feita com:
400 g de açúcar de confeiteiro
115 g de cacau em pó
100 ml água quente
100 g de manteiga
200 g coco ralado

Derreta a manteiga e reserve. Na batedeira, bata em velocidade alta o açúcar, cacau e água quente por 5 minutos. Adicione a manteiga derretida e misture delicadamente com uma espátula.

Apoie um quadrado de bolo sobre uma espátula e com uma colher bem grande, despeje a cobertura de chocolate sobre ele, cobrindo todos os lados. Cubra o bolo com o coco ralado, que deverá estar sobre um prato ou um recipiente que facilite esse processo. Retire o excesso e coloque no prato de servir para secar. Repita o processo até acabarem todos os quadrados de bolo. (Chocorango)

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Manifesta, Brasil!


Acompanho o povo brasileiro saindo às ruas e manifestando sua insatisfação. Solidarizo-me com cada um que levanta um cartaz de protesto e carrega a bandeira do Brasil amarrada ao corpo, pacificamente.

Estou dando uma pausa nas receitas do Blog e voltando minha atenção aos acontecimentos no país. De alguma forma, seja nas ruas ou nas redes sociais, estou fazendo a minha parte. Até breve e espero que seja com  notícias de melhorias para o povo brasileiro!


terça-feira, 18 de junho de 2013

Temperagem do Chocolate

          Foto: Moriá Fernanda

Há um tempo venho vendo algumas técnicas e receitas, que pedem um  chocolate temperado. Sempre me perguntam como fazer... É bem simples e hoje, encontrei no blog Panelaterapia um esquema de fotos que ficou ótimo para entender. Compartilho aqui o post da Tatiana, da época da páscoa:
"Páscoa chegando, muita gente pensando em fazer os seus chocolatinhos em casa, então vamos aprender a temperar o chocolate. A temperagem do chocolate é um processo necessário para que ele não derreta mais tarde. Eu confesso que não gosto de trabalhar com chocolate, faz uma sujeira absurda e é trabalhoso, mas é fácil. Basta seguir as etapas:

 Para temperar o chocolate você derrete 2/3 da quantidade necessária. Para isso, quebre a barra em pedaços ou raspe com uma faca e leve ao microondas por 30 segundos. Mexa e volte ao microondas por mais 30 segundos (em potência alta). Repita o processo até derreter por completo. Normalmente 1 minuto é suficiente, mas vai depender do seu microondas, da quantidade de chocolate, enfim, pode variar.
Chocolate todo derretido, sem nenhum pedacinho, agora é hora de usar aquele 1/3 que sobrou. Pique em pedaços o menor possível e jogue dentro do chocolate derretido. Mexa, mexa MUITO, até que todo o chocolate fique derretido. Parece que não vai derreter mas derrete (não é no microondas tá? É só mexendo mesmo, no "muque"). Coloque um pingo do chocolate no lábio inferior, se a sensação for de frio, está pronto para ser usado.
Tem uma outra maneira de temperar o chocolate que é jogando no mármore (ou pedra similar) depois de derretido, mas eu não dou conta de conviver com essa "chocolataiada" espalhada na pia... então eu faço esse método, que na minha opinião é mais simples e dá certinho."

sábado, 15 de junho de 2013

Empada Fingida de Queijo

      Foto: Pitadinhas

Ingredientes:
6 ovos batidos em neve
3 colheres de sopa de Maizena
3 colheres de sopa farinha de trigo
2 copos americano de leite (400 ml.)
½ queijo Minas meia cura/canastra (± 400 a 500 grs.)
* obs.: Se o queijo não estiver bem curado, colocar 1 colher de sopa de farinha de trigo na massa.
1 colher de sopa de Pó Royal
Sal e orégano à gosto.

Modo de Fazer:
Bata as claras em neve, bem firmes. Acrescente as gemas e reserve.
À parte, misture o queijo ralado, o leite, a farinha de trigo, a Maizena, o pó Royal e sal e orégano. Quando a mistura estiver bem uniforme, despeje nos ovos em neve, cuidadosamente.

Despeje um pouco dessa massa em cada forminha de empada untada com óleo, preenchendo somente 3/4 da forma. Coloque uma fatia de azeitona em cima de cada uma. Assar em forno médio. Rendimento: 40 unidades
(Receita de família - Elisa Brandão)

Tradicional Rosca de Leite Condensado

      Foto: Panetteria Palhano

Bata no liquidificador:
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite morno
½ medida de óleo (da mesma lata)
4 ovos
1 pitada de sal
3 tabletes de fermento para pão
3 colheres de açúcar

Modo de Fazer:

Depois de batido, despeje numa vasilha e coloque farinha de trigo aos poucos, até dar consistência (± 1 quilo) . Sovar bem, deixar a massa descansar por 30 minutos. Dividir a massa em 3 partes e cada parte, novamente em 3 pedaços. Fazer as tranças, dourar com gema e deixar crescer. Assar em forno pré-aquecido. Depois de assada, pincelar manteiga derretida e salpicar açúcar cristal.

Dica: Essa receita rende bastante. Se quiser uma quantidade menor, faça somente meia receita.


quarta-feira, 12 de junho de 2013

Pão Sapinho

O Pão Porquinho já fez o maior sucesso, agora é a vez  de mostrar essa técnica do Pão Sapinho: não fica lindo?





Maçã do Amor Tradicional, de Caramelo e de Chocolate

    

Maçã do Amor Tradicional:

Ingredientes:
4 maçãs vermelhas
4 palitos de picolé
1/2 xícara (chá) de água
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de glicose de milho
1/2 xícara (chá) de corante alimentício vermelho

Modo de preparo:
Lave e seque bem as maçãs. Espete um palito de picolé em cada uma das frutas, no lado do cabinho, e reserve. Em uma panela, misture o restante dos ingredientes. Leve ao fogo baixo até levantar fervura.

Deixe ferver, sem mexer, durante cerca de 5 minutos, ou até que a calda atinja o ponto de fio grosso. Quando ela estiver pronta, retire-a do fogo. Segure cada maçã pelo palito, mergulhe-a rapidamente na calda, inclinando a panela para que cubra toda a maçã. Retire-a e deixe escorrer o excesso. Em seguida, coloque-a em uma assadeira rapidamente. Deixe esfriar e endurecer a casca antes de servir.


Dica: 
1 - Para testar se a calda está em ponto de fio grosso, pingue um pouco de calda em uma tigela com água fria - ela deverá formar fios duros. Se você tiver termômetro para doces, a temperatura da calda deve estar em 145 ºC.

2 - Varie um pouco e enfeite a maçã do amor com confeitos coloridos, chocolate granulado, coco ralado, etc.



Maçã do Amor de Caramelo:


Ingredientes
. 10 maçãs pequenas
. 10 palitos de sorvete
. 200 g de amendoim tostado sem pele
. 4 colheres (sopa) de água
. 400 g balas de caramelo (aquelas balas quadradinhas de leite)




Modo de preparo:
Lave e seque as maçãs. Em cada uma, espete um palito de sorvete. Pique grosseiramente o amendoim ou nozes. Em um refratário, coloque as balas, a água e leve em banho-maria, mexendo de vez em quando até derreter. (Dica: Você deve mexer o caramelo o mínimo possível, caso contrário, ele pode açucarar. Ponto de fio duro é quando pegamos o caramelo com a colher, a levantamos e então os fios de caramelo escorrem devagar.)

Com uma colher, cubra as maçãs com o caramelo e polvilhe o amendoim, pressionando um pouco com as mãos para grudar. Coloque-as em uma assadeira untada com margarina e leve à geladeira até endurecer. Mantenha na geladeira até a hora de servir.

Maçã do Amor de Chocolate:

Ingredientes:
400 gramas de chocolate ao leite
150 gramas de confeitos de sua preferência: chocolate granulado, confete, pastilhas coloridas, etc.

Lave e seque bem as maçãs. Espete um palito de sorvete em cada uma das maçãs.
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Banhe as maçãs no chocolate derretido.

Por fim, você pode decorar com chocolate granulado, castanhas ou com risquinhos de chocolate branco. Abuse da criatividade e bom apetite!


domingo, 9 de junho de 2013

Strogonoff de Morango

      Foto: eternosprazeres.com

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de açúcar
250 g de morangos lavados, sem os cabinhos
1 cálice de licor de morango  (ou rum + 5 gotinhas de essência de morango)
1 xícara de água
1 pacote de gelatina sabor morango
1 colher de chá de fermento em pó
1 lata de creme de leite com o soro

Modo de Fazer:
Polvilhe meia xícara de açúcar sobre os morangos. Regue-os com o licor e reserve.

Faça uma calda em ponto de fio médio com o restante do açúcar e a água. Acrescente a gelatina (sem dissolver) e o fermento. Misture bem a cada adição. Junte o creme de leite e cozinhe em fogo brando até o início da fervura (quando começar a ferver, desligue o fogo imediatamente para que o creme de leite não talhe). Enquanto isso, ferva os morangos, com o caldo que se formou, em fogo baixo até amolecerem, cerca de 5 minutos. Junte os morangos ao creme já preparado. Sirva quente, com sorvete de creme.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Bolo Recheado com Rocambole


Olha que legal que achei no site Chef Koch! Este bolo parece complicado, mas não é. Pode ser feito de vários sabores, combinando cada um ao seu gosto. Não vou passar novamente as receitas do Rocambole e do Bolo Básico, porque a ideia aqui é compartilhar essa técnica. Quem não tiver, clique nos links.

Faça primeiro ½ receita de rocambole (receita AQUI), assando em uma assadeira pequena, untada e forrada com papel manteiga e proceda normalmente no preparo. Assim que estiver assado, vire em um pano de prato úmido, recheie com doce de leite e enrole firmemente do lado mais estreito. Deixe enrolado dentro do pano por uns 5 minutos, para pegar a forma bem arredondada.

Depois faça aquela sua massa do bolo comum de chocolate ou uma receita de pão de ló de chocolate, que está acostumada a fazer sempre (ou faça um de caixinha, de mistura pronta para bolo). Despeje metade da massa crua em uma forma de pão untada e enfarinhada e coloque sobre a massa  sobre o rocambole que já está pronto. 


Cubra com a massa restante. Uma dica: acerte as bordas do rocambole, para que fique um pouquinho menor do que a forma de pão. Assim, a massa crua vai tampar também as laterais. Cubra com um glacê ou cobertura cremosa, enfeite e sirva. Vai ser um sucesso! Veja outras fotos e sabores:


Brioches


     Fotos de Roberta Catellino

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
3/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de leite morno
2 ovos
1 tablete de fermento biológico
1/2 colherzinha de café de sal
1 gema para pincelar



Modo de Fazer:
Dissolva o fermento no leite e reserve. Coloque a farinha em uma tigela, faça um buraco no meio, junte o açúcar, o fermento e dois ovos. Misture bem. Ponha o sal e a manteiga e amasse. Se for preciso, polvilhe mais farinha. Deixe descansar por 25 minutos.

Aqueça o forno em temperatura média. Reserve parte da massa para decorar e modele bolas de massa. Faça bolinhas com a parte reservada. Com a ponta do dedo, faça um furo no centro de cada bola. Pincele esse orifício com água e ponha a bolinha menor dentro dele. Coloque os brioches em forma untada e forrada com papel manteiga. Pincele com o ovo e deixe crescer por meia hora. Asse por 20 minutos ou até que estejam dourados.

Dica: Podem ser feitas também em forminhas de empada grande, com 7 cm de diâmetro, untadas com manteiga

       Foto: Barra Doce

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Enroladinho Caipira

        Fonte: Cozinha Nestlé

Ingredientes:
Recheio:
1 colher (sopa) de azeite
meia cebola
1 peito de frango cozido e desfiado
2 tomates picados
1 lata de milho verde em conserva, escorrido (pode dar uma triturada, se não quiser o milho inteiro)
1 colher (sopa) de Fondor, da Maggi
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 Caixinha de creme de leite
2 xícaras (chá) de queijo minas frescal em cubos

Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte o frango, os tomates, o milho e o Fondor. Deixe refogar por 5 minutos. Retire do fogo, acrescente a salsa e o creme de leite. Espere esfriar, adicione o queijo minas e reserve.

Massa:
3 tabletes (15 grs. cada) de fermento biológico
2 xícaras (chá) de leite morno
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de de Fondor, da Maggi
2 colheres (sopa) de óleo
2 unidades de ovos
6 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 unidades de gemas

Modo de Preparo
Em um recipiente, dilua o fermento no leite morno. Junte o açúcar, o Fondor, o óleo e os ovos. Coloque a farinha aos poucos e misture com a ponta dos dedos até obter uma massa homogênea. Trabalhe a massa com as mãos por aproximadamente 5 minutos até que fique bem macia. Cubra com um pano e deixe-a descansar até dobrar de volume (cerca de 30 minutos). Abra a massa com um rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada , formando um retângulo com espessura de cerca de 0,5 cm. Espalhe o recheio reservado e já frio (deixando um espaço de cerca de 1 dedo nas bordas) e enrole como um rocambole. Corte fatias (com cerca de 2,0 cm de largura) e coloque-os em uma assadeira untada com óleo (com o recheio voltado para cima) deixando espaço entre as fatias. Cubra e deixe descansar por cerca de 20 minutos. Pincele com as gemas e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, , por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva a seguir.

Rendimento: 25 unidades - Fonte: Cozinha Nestlé

terça-feira, 4 de junho de 2013

Mandioca Frita Cremosa


Hoje vi no site Panelaterapia, essa receita que tive que fazer, porque é uma delícia. Dá água na boca... Tenho que compartilhar esse achado aqui no blog:

Para tudo! Esquece todos os outros petiscos de botequim porque esse é o melhor da galáxia! Comi em um restaurante e quando pedi a receita disseram que compravam pronto e congelado. Foi então que resolvi testar da maneira como eu imaginei que teria sido feito e ficou PERFEITO! E o melhor, muito fácil de fazer! 

Cubra 1 kg de mandioca (macaxeira ou aipim) com água e cozinhe na pressão até ficar bem macia. Retire aquela fibra que ela tem no centro e amasse grosseiramente (usei um garfo), junte 1 colher (sopa) cheia de manteiga e sal a gosto. Prove, tem que ficar com gosto de purê.

Unte bem uma forma com óleo e despeje o purê ainda quente. Espere esfriar e leve ao freezer ou congelador. Agora você tem que ficar de olho, porque quando começar a congelar, você deve marcar os quadrados usando uma faca ou espátula. Corte os quadrados mas mantenha-os na forma. Se estiver mole demais ou duro demais você não vai conseguir.

Após marcar os quadrados leve a forma ao congelador para endurecer por completo. Depois separe-os e armazene em porções. Eu guardei em saquinhos (3 porções generosas).
Para fritar coloque congelado mesmo em óleo quente, bem fácil, nem espirra nada!
A casquinha fica sequinha e dentro o purê!"

Rocambole de Café

       Foto: Hotel Fazenda Pedra Negra

Para a massa: 
Bater 6 claras em neve muito bem batidas, depois junte as gemas. 
Colocar 6 colheres de açúcar, misturando devagar para não abaixar as claras. 
Depois 7 colheres de farinha de trigo cheias, misturando sempre de leve.   
Por último, 1 colherinha de pó Royal, para ele ficar bem mais fofinho. 

Assar em tabuleiro médio, muito bem untado e farinhado. Depois de assado, virar o bolo ainda quente sobre um pano de prato úmido.  Dica: forre o tabuleiro untado com papel manteiga, fica facílimo de virar e soltar o bolo sobre o pano.

Enquanto isso, prepare o recheio com:
1 lata de leite condensado 
a mesma medida de leite 
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa cheia) de Nescafé tradicional
1 colher (sobremesa) de Maizena.
Bater o leite, o chocolate e o amido de milho no liquidificador, até obter uma mistura homogênea. Pôr o leite condensado e levar ao fogo. Quando aquecer, ainda no fogo, pôr o café solúvel e mexer bem, até ficar consistente e aparecer o fundo da panela.

Como fazer a montagem: 
Vire a massa do bolo e quente sobre um pano úmido. Com a massa aberta, espalhar sobre ela metade do recheio. Enrolar o pano sobre a massa, até obter o formato de rocambole. Desenrolar o pano.  Cobrir o rocambole com a outra metade do recheio. Salpicar grãos de café.

Se quiser fazer do modo tradicional, não precisa colocar a cobertura e os grãozinhos de café. Para isso, use uma lata de doce de leite pequena:


Pãozinho Cupim

         Foto: Receptywet

Ingredientes:
350 ml de leite morno
150 ml de óleo
750 g de farinha (especial) ou o quanto baste
3 tabletes (de 15g.) de fermento fresco
2 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de açúcar

Recheio:
120 gramas de manteiga
100 g cream cheese ou catupiry
1 gema grande ou 2 pequenas
cebolinha picada ou salsa
40 g de queijo Minas curado
5 dentes de alho
Misture tudo e reserve.

Modo de fazer:
Primeiramente, prepare a levedura com o leite morno, fermento, açúcar e 1/2 xícara de farinha de trigo. Espere crescer até dobrar de tamanho. Despeje numa bacia, acrescente o óleo, sal e vá colocando a farinha de trigo, até a massa ficar lisa e soltando das mãos. Deixe descansar por 40 minutos em local abafado (geralmente, eu deixo crescer dentro do forno desligado e com a luz acesa). Depois desse tempo, Abra a massa mais grossa (mais ou menos 2 cm.),  em superfície enfarinhada  e corte com  cortador redondo ou a borda de um copo.  Coloque em uma assadeira, forrada com papel manteiga.


Se quiser, pode pincelar  com uma mistura de 1 gema de ovo misturado com 1 colher de sopa de leite. Na receita original não pede isso, mas acho que fica mais bonito. Depois, afunde com uma colher de sorvete o meio de cada círculo. Coloque aí um pouco do recheio.


Asse em forno moderado pré-aquecido até que dourar (de 20 a 30 minutos ​​em forno a gás).
Receita adaptada. Original AQUI:

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Strogonoff de Filé

          Foto: Guia Avaré

Ingredientes:
1kg de filé mignon limpo, cortado em tirinhas finas
1 xícara de molho de tomate Pomarolla
1 colher de sopa de vinho tinto
1 cebola média picada
1 dente de alho
1 pitada de alecrim desidratado
meio pimentão verde
tempero completo a gosto
200g de champignon picados
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
1 lata de creme de leite sem soro
Margarina para refogar a carne

Modo de Fazer:
Tempere o filé com sal, pimenta do reino, alecrim e o vinho. Em uma frigideira, coloque uma colher de margarina, o alho picado e a cebola para dourar. Depois, refogue a carne aos punhados em 1 colher (sopa) de margarina até dourar toda a porção. Retire para uma vasilha e repita o processo com outro punhado até que tenha dourado toda a carne. Volte com toda a carne refogada para a panela,  acrescente os tomates e o pimentão picados e deixe encorpar. Junte o molho de tomate e deixe o molho tomar o gosto. Deixe ferver um pouco para tomar a cor. Teste o sal e acerte, se necessário.

Acrescente o champignon e a azeitona, fervendo um pouco mais. Desligue o fogo e misture o creme de leite. Leve novamente ao fogo para aquecer sem deixar ferver (o creme de leite talha se fervido). Salpique cheiro verde e sirva com arroz branco e batata palha.

domingo, 2 de junho de 2013

A Massa do pão não ficou boa. O que fazer?


Muitas pessoas não se dão bem em fazer  pães. Principalmente no quesito massa, sempre fica embatumada, pesada, etc. Algumas continuam tentando até pegar o jeito. Outros já desistem (esses são mais comuns). Para evitar que você fique gastando dinheiro e comprando mais ingredientes até acertar o ponto, veja uma série de dicas, para que seu pão fique mais que bom, fique PERFEITO.

          VAMOS LÁ:
  • Prefira fazer seu pão quando o tempo está mais para o calor, com o dia aberto. A massa cresce com mais qualidade
  • A farinha pedida na receita, não é uma regra. Ela pode variar, dependendo do clima do dia, da qualidade do produto, da umidade do ar, etc. Faça o pão até obter uma massa elástica, ou do jeito que a receita pede que fique antes de ir ao forno
  • Se colocar muita farinha pode anular o efeito do fermento, portanto, CUIDADO!
  • Faça com os ingredientes em temperatura ambiente, como regra (a não ser que a receita especifique o contrário)
  • Óleo ou manteiga demais pode prejudicar na qualidade do pão
  • Não faça seu pão com pressa! Deve-se deixar o pão crescer o quanto tempo for necessário.


  • Quando é pedido água quente ou leite quente, deve ser colocado na temperatura morna para quase frio, pois se for quente anula o efeito do fermento.
  • Para a massa crescer, deixe-a em lugar fechado, sem vento, temperatura ambiente para calor (nunca mais para frio) 

DICAS DE OURO:

Para saber se a massa cresceu o suficiente para poder assar, assim que terminar de fazer a massa faça um pequena bolinha com um pedaço da massa (bolinha de gude, mais ou menos). Coloque em um copo com água. Logicamente, irá ficar no fundo. Com o tempo ela irá flutuar. Isso é um sinal de que a massa já está boa. (Resposta científica: Isso acontece porque a massa já está menos densa que a água, assim sendo, a massa já pode ser colocada no forno pois já está leve e de muita qualidade.)

Se o pão está assando muito rápido só no fundo - coloque uma assadeira com água fervente no chão do forno enquanto o pão assa.

Se o pão dourar muito rápido por cima, mas ele ainda não estiver bom, continue assando o mesmo coberto com papel alumínio.


DICAS DE COMO DEIXAR O PÃO COM A APARÊNCIA PREFERIDA:

* brilhante - pincele com 1 ovo batido misturado com 1 colher ( sopa) de leite.
* dourada - pincele com ovo e algumas gostas de café.
* crocante - pincele com água.
* macia - pincele com manteiga ou margarina derretida, ou mesmo com óleo, faça isso várias vezes enquanto assa.


Fonte: Receitasdmais.com

sábado, 1 de junho de 2013

Queijo Paxá de Buteco


Deliciosos cubinhos de queijo provolone, empanados e fritos. Servidos quentinhos e crocantes, são uma ótima opção de tira gosto:

Ingredientes:
400 grs. de queijo provolone gelado, cortado em cubos médios
2 ovos
1 xícara de farinha de rosca, misturada com 1 colher de sopa de parmesão ralado
1 xícara de farinha de trigo
óleo para fritar
pimenta e noz moscada à gosto

Modo de preparo:

      Fotos: jafizz.blogspot.com

Bata os ovos num recipiente e tempere com pimenta e noz moscada. Passe os cubinhos de queijo no ovo, na farinha de trigo, outra vez no ovo e por último na farinha de rosca, apertando para aderir ao queijo. Coloque os palitos de queijo empanados em uma assadeira ou refratário forrado com papel-manteiga e leve à geladeira por 30 minutos.Essa etapa é muito importante para que o queijo não derreta ao fritar. Coloque pequenas porções para fritar (de 6 a 8 cubinhos) Utilize papel toalha para retirar o excesso de gordura. Sirva quente.


Mini Bolinhos de Orvalho com Gotas de Chocolate

      Fotos: howsweeteats.com

Esse bolinho com gotas de chocolate e sorvete é uma ótima sugestão para sobremesas ou lanche e fica pronto rapidinho!

Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de chá de Pó Royal
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 ovo grande ou 2 pequenos
1 xícara de gotas de chocolate meio amargo (de chocolate picado)
sorvete de baunilha ou chantily para servir

Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno. Em uma tigela pequena, misture a farinha e fermento. Em uma batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa, cerca de 1 minuto. Adicione o açúcar e bata até clarear, cerca de 2 minutos. Adicione o extrato de baunilha e ovo, e bata por 1 minuto. Adicione metade da mistura de farinha e bata em velocidade baixa apenas até que os ingredientes secos são totalmente incorporada. Repita com a mistura de farinha restante. Usando uma colher de pau, misture as gotinhas de chocolate na massa, previamente passadas em farinha de trigo para não afundar. (a consistência da massa fica mais pastosa).


Divida a massa uniformemente entre 6 ramekins (forminhas de porcelana) untados com manteiga, colocando 2/3 da massa crua.  Use uma espátula ou costas de uma colher para empurrar a massa para as bordas das forminhas e alisar de maneira uniforme. Coloque os ramekins  dentro de uma assadeira e leve ao forno moderado por 15 minutos, ou até corar. Se notar que a beirada está assando muito rápido, diminua a temperatura do forno, para o meio assar uniformemente. Retire do forno e deixe esfriar por pelo menos 5 minutos antes de servir, com ou sem a bola de sorvete por cima.


Dica: Ramekins demoram para esfriar,  então sirva em um guardanapo dobrado ou placa para proteger sua mesa, ou deixe esfriar por cerca de 10 minutos, até que fique morno antes de servir.