quarta-feira, dezembro 04, 2013

Rosca Cupim Doce


Ingredientes:
2 tabletes de fermento para pão (ou 2 colheres de sopa/cheias de fermento granulado para pão)
1 copo de leite morno (requeijão)
1 copo de óleo
5 ovos
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) de açúcar
1 kg de farinha de trigo, aproximadamente.

Modo de Fazer:
Em uma panela, coloque o leite e o açúcar. Ferva por, aproximadamente uns minutos. Guarde essa calda fria para passar sobre os pãezinhos.

Em um pote alto de plástico (eu uso aquela de aquecer água no microondas), coloque o leite morno, o fermento, metade da quantidade de açúcar pedida na receita e ½ xícara de farinha de trigo. Misture bem e deixe crescer até o fermento subir bem.

Despeje numa bacia, acrescente o óleo, o sal e os ovos. Misture bem. Vá acrescentando farinha aos poucos, até soltar das mãos e ficar com a consistência boa para manusear.


Sove a massa com as mãos até que fique lisa. Deixe-a descansar por 20 minutos. Após descansar, faça  bolas de massa de tamanhos médios e iguais. Coloque arrumadas em uma assadeira redonda, untada e polvilhada. Deixe dobrar de volume. Pincele com 1 gema e leve ao forno pré-aquecido temperatura média/alta, por uns 20 minutos. 


Dica: Essa mesma receita dá para variar, fazendo a rosca de coco: quando estiver assada, retire da assadeira e ainda quente, umedeça com uma calda e salpique coco ralado. 

Para a Calda
1 xícara de leite
1 xícara de açúcar
100 g de coco ralado
Fotos: Kitchen Flavours

3 comentários:

liz andrade disse...

deve ficar uma delícia. Vou testar, so que vou acrescentar uma boa pitada de sal para apurar o gosto e ferver o leite com uns paus de canela.

Yolanda disse...

Amo receita de pão e tb de fazer, a finalização com a calda dá um toque especial. Bjs.

Nivair Gonçalves de Carvalho disse...

Adoro fazer pães, são as receitas que eu mais gosto, tá lindo seus pães, parece deliciosos!...Beijossss