sábado, outubro 12, 2013

Pudim de Laranja

      Foto: culinaria.terra.com.br

Antes de começar a preparar o pudim já faça a calda, pois precisará dela pronta quando for despejar o pudim na forma para assar:

Calda
1 xícara (chá) de açúcar (prefiro fazer com açúcar cristal)
1 xícara de água

Modo de Preparo
Use a própria forma com furo que vai assar o pudim, é mais prático. Coloque o açúcar na forma e leve ao fogo. Mexa de vez em quando com uma colher de pau, percebendo se está começando a avermelhar o açúcar. Fique atento nesse ponto, porque para queimar é um pulo! Quando chegar na cor ideal de calda, despeje de uma vez a água. Vai levantar fervura e ficar cheio de torrões de açúcar. Não se preocupe, deixe fervendo que depois dissolve. Quando a calda engrossar, desligue e reserve.

Ingredientes do pudim:
1 lata de leite condensado
a mesma medida de suco de laranja natural
4 ovos
1 colher de sobremesa de raspas de laranja

Bata todos os ingredientes no liquidificador, até ficarem bem dissolvidos.

Forre uma forma com furo no meio de mais ou menos 20 cm, com a metade da calda . Vá girando a forma e espalhe. O restante da calda guarde em uma xícara, que será usada quando for desenformar o pudim. Esse processo aprendi com minha mãe, que fazia um pudim de laranja delicioso, sem ser daqueles doces demais. O segredo é esse então: não colocar a calda toda para assar com o pudim, fica muito doce e esconde um pouco o gosto da laranja.


Coloque a forma do pudim dentro de uma assadeira em banho-maria, de modo que todo o fundo fique coberto com 1 dedo de água. Assar no forno por 55 minutos a 1 hora, na temperatura alta. Tampe a forma do pudim com papel alumínio, para não dar casca escura. Depois de pronto, deixe esfriar e guarde na geladeira por, no mínimo, 6 horas. Geralmente eu gosto de fazer de véspera, coloco na geladeira para só virar na manhã seguinte, acho que a consistência fica mais firme. Desenforme, despeje o restante da calda que estava reservada, enfeite com fatias de laranja e sirva a seguir.

Nenhum comentário: