sexta-feira, junho 28, 2013

Bolo Chique


Ingredientes do Bolo:
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
2 xícaras de açúcar peneirada
1 xícara de leite fervendo
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer:
Essa é a receita básica de pão de ló de leite quente. Bata as claras em neve bem firmes. Adicione as gemas, seguida da farinha, açúcar, fermento e continue batendo. Adicione as gemas, seguida da farinha, açúcar, fermento e continue batendo. Por último adicione o leite fervendo. Coloque em uma assadeira de borda mais alta,  untada com manteiga e farinha. Deixe no forno médio por mais ou menos 20 minutos.

Cobertura
300 grs. chocolate ao leite ou meio amargo, picado
1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de leite

2 xícaras de coco ralado para empanar

Modo de preparo:
Depois do bolo pronto, deixe esfriar um pouco e coloque suavemente a grelha para esfriar completamente. Corte o bolo em 12 partes, ou se preferir, corte tamanhos um pouco menores. Você pode preparar a cobertura. Em banho maria, derreta o chocolate, a manteiga e o leite. Quem quiser adicionar um pouco de açúcar, pode.


Ao lado da panela de banho maria, coloque em um prato fundo 1 pacote de coco ralado. Pegue primeiros pedaços de bolo e banhe no chocolate em todos os lados e, em seguida, polvilhe no coco. Se você achar que pode quebrar o bolo nesse processo, você pode tentar utilizar dois garfos. Ou passar com as mãos mesmo.

Manter por mais um tempo os bolos sobre uma grade. É bom se você colocá-los sob o papel manteiga, pois os bolos ainda pode pingar chocolate. Fonte Adaptada:

Dica: A cobertura também pode ser feita com:
400 g de açúcar de confeiteiro
115 g de cacau em pó
100 ml água quente
100 g de manteiga
200 g coco ralado

Derreta a manteiga e reserve. Na batedeira, bata em velocidade alta o açúcar, cacau e água quente por 5 minutos. Adicione a manteiga derretida e misture delicadamente com uma espátula.

Apoie um quadrado de bolo sobre uma espátula e com uma colher bem grande, despeje a cobertura de chocolate sobre ele, cobrindo todos os lados. Cubra o bolo com o coco ralado, que deverá estar sobre um prato ou um recipiente que facilite esse processo. Retire o excesso e coloque no prato de servir para secar. Repita o processo até acabarem todos os quadrados de bolo. (Chocorango)

Nenhum comentário: