sexta-feira, abril 19, 2013

Rosca Margarida


Ingredientes:
2 tablete de fermento para pão (ou 1 1/2 colher de sopa de fermento granulado seco)
1/2 de xícara de água morna
1 xícara de leite
1/2 de xícara de manteiga ou margarina
4 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
mais ou menos 7 xícaras de farinha de trigo 
4 ovos batidos ligeiramente

Modo de Fazer:
Dissolva o fermento na água morna. Reserve. Aqueça o leite em ponto de fervura e misture com a margarina, o açúcar e o sal. Deixe amornar e adicione 1 xícara de farinha de trigo. Bata bem. Junte o fermento dissolvido e os ovos. Adicione a farinha até obter uma massa firme e soltando das mãos. Coloque em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e amasse até ficar lisa e acetinada (cerca de uns 10 minutos) Coloque em uma tigela untada com óleo e unte toda a massa. Cubra e deixe crescer por cerca de 1 hora e 15 minutos. Abaixe a massa. Deixe repousar por mais 10 minutos. Forme a rosca da seguinte maneira:

      Foto: www.etoya.ru
Abra a massa como um círculo de uns 30 cm. de diâmetro e de espessura mais grossa. Transfira essa massa para uma forma redonda ou assadeira. Coloque um copo no meio. Dica: para as pétalas ficarem com a aparência toda igual, escolha um tamanho de forma bem maior do que o tamanho da rosca, porque assim ela não vai colar nas bordas quando crescer e amassar as pétalas.

Corte 12 tiras, até a distância de uns 2 cm. do copo. Em cada pétala da rosca, dê uma girada para a esquerda. Pincele com gema e leve para assar. Enfeite com sementes ou açúcar granulado.

Nenhum comentário: