quarta-feira, dezembro 19, 2012

Bolo Estrela



Ganhei de presente um conjunto de cortadores em formato de estrela e adorei! Então, saí em busca de uma receita em que pudesse utilizar a estrela maior. Encontrei esse bolo, que além de lindo, é muito gostoso. Dá um trabalhinho de fazer, mas o resultado é maravilhoso!

Ingredientes do bolo de estrela:
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar refinado
½ xícara de mel
3 ovos
3 colheres de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó.


Modo de Fazer:
Comece batendo as claras em neve, bem firmes e reserve. Em outra vasilha, bata a manteiga com as gemas de ovos e o açúcar, até ficar um creme liso. Adicione o mel, misturando o tempo todo. Coloque a a farinha de trigo e o chocolate em pó.  Adicione à massa as claras em neve, mexendo delicadamente e por último, o fermento em pó.
 Despeje a massa do bolo em forma de bolo inglês e asse em forno pré-aquecido por 180º graus. Ao cozinhar, não abra o forno. Faça o teste do palito para ver se está pronto. Deixe esfriar e depois guarde na geladeira por umas 3 horas, assim ficará melhor para quando for cortar as fatias de estrela.


Nesse ponto da receita, retire da geladeira o bolo de chocolate, desenforme e corte as fatias em forma de estrela ou qualquer outro formato de cortador. Descarte as sobras de bolo marrom da estrela. Deixe reservado na geladeira em um prato, para ser utilizado assim que acabar de preparar a massa branca.

Bolo de Iogurte – massa branca:
Ingredientes
3 ovos
150 grs. de iogurte natural
1/2 xícara de óleo
1 xícara de açúcar refinado
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de  sobremesa fermento em pó
1 colher  de sopa suco de limão.

Em uma tigela bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, coloque as gemas e despeje o iogurte e o óleo, bata bem. Adicione o açúcar e o suco de limão e misture. Misture a farinha, depois as claras em neve reservadas e por último o fermento. 

Pegue uma forma de bolo inglês, unte e enfarinhe bem. Despeje uma pequena quantidade de massa branca sobre o fundo e colocar, lado a lado na mesma forma, as fatias de bolo estrela. Despeje por cima o restante da massa branca, preenchendo primeiro as laterais e depois cobrindo tudo. Assar durante 45 minutos num forno pré-aquecido a 180 graus. Esperar esfriar bem, para poder desenformar.

Receita adaptada. Origina aqui:


Nenhum comentário: