segunda-feira, agosto 20, 2012

Papa Quimérica



Se vocês já foram para a Argentina ou em um restaurante típico aqui no Brasil, talvez tenham visto no cardápio uma guarnição de batatas amassadas e gratinadas, simplesmente deliciosa. Pode ser um excelente acompanhamento para carnes ou até servir como um lanche diferente. Adaptei essa receita, ou melhor, "abrasilerei". Ela é muito versátil, que pode ser adicionado ou omitido o tempero que quiser, pois está sujeito ao gosto individual.

Ingredientes da massa:
4 ​​batatas grandes, de preferência do tipo Asterix que contém menos água
1 pitada de Páprica (opcional)
1 pitada de noz moscada
1 pitada de pimenta do reino
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
sal a gosto
1 gema
manteiga para modelar

Modo de fazer:
Preparação
Cozinhe as batatas com água e sal,  para fazer um purê mais firme, que dê para modelar. Passe as batatas no espremedor, espere amornar.  Adicione a gema, um pouco do parmesão e todos os temperos. Misture bem. Eu levei à geladeira por 30 minutos, para acabar de esfriar e ficar mais firme para moldar. Deu certinho!  Umedeça as mãos com água e faça as bolas com purê na palma da mão untadas com manteiga.  Com dedos molhados fazer um buraco no centro da bola de purê. Não se preocupe se não ficar redondinha, quando colocar na assadeira, você acaba de moldar e acertar as bordas.

Cobertura: (opcional)
1 clara de ovo levemente batida
Parmesão ralado no ralo fino a gosto

Pincele a clara sobre as papas, para ajudar a firmar e salpique o parmesão.

Faça ao seu gosto e crie o recheio:

Sugestão 1 (eu fiz esse e ficou ótimo):
1 xícara de Catupiry ou requeijão cremoso
1/2 xícara de queijo minas ralado
1/2 xícara de muçarela ralada
Acrescentealguma erva: alecrim, ou orégano, ou manjericão
1/2 xícara de bacon picadinho - fritar numa panela com 1 dente de alho amassado. Espere esfriar, escorra o excesso de óleo e misture aos outros ingredientes.

Sugestão 2:
1 xícara de queijo ralado (minas ou muçarela)
1 colher de sopa de parmesão ralado
1 colher de chá/cheia de margarina
1 gema
2 colheres de sopa de leite
Misture tudo e recheie.


Encha o buraco com  o recheio escolhido, pincelar manteiga derretida ao redor das batatas. Polvilhe queijo parmesão ralado por cima batatas. Coloque no forno e asse em temperatura alta até corar e sirva quente. Rendimento 10 unidades de 5 cm. de diâmetro. Não tem como dar errado, receita super aprovada! E pode inventar o recheio que preferir: frango desfiado, camarão, carne de panela desfiada, bacalhau, etc. Hummm!

Nenhum comentário: