terça-feira, agosto 07, 2012

Compota de Mamão Verde Enroladinho


Este doce é puro artesanato culinário, bonito e gostoso. Feito em pequenas comunidades ou fábricas de doce familiares, é servido em todo restaurante típico mineiro, com um pedaço de queijo Minas...

Ingredientes:
1 mamão verde
8 cravos da índia
1 litro de água para  a calda
o peso do mamão em açúcar
2 colheres(sopa) de sal (retira o amargor do mamão)
1 colher (sobremesa) bicarbonato

Modo de Preparo:
Risque o mamão com a ponta de uma faca para eliminar o leite, aguarde aproximadamente meia hora.
Corte o mamão ao meio e retire as sementes usando uma colher.
Corte-o em lâminas finas usando um fatiador de batatas e comece a enrolar. Com agulha de costura e linha  de bordar, vá formando colares com os rolinhos de mamão, colocando-os em uma bacia com 3 litros de água e 2 colheres (sopa) cheias de sal (este procedimento ajuda a eliminar o amargor do mamão). 


Depois de todo o mamão enrolado e feitos os colares, lave em água limpa para eliminar o sal.  Coloque água para ferver - o suficiente para cobrir os rolinhos. Quando começar a ferver, acrescente uma colher (sobremesa) rasa de bicarbonato  e os colares. Quando voltar a ferver, aguarde cinco minutos e desligue o fogo. Escorra a água, então acrescente o açúcar, a água, os cravos e deixe ferver em fogo médio por 1 hora.
Desligue o fogo, tampe com um pano limpo e deixe repousando por, no mínimo, 12 horas. Após este tempo, leve novamente ao fogo para engrossar a calda (aproximadamente 30 minutos). Tire do fogo e deixe esfriar, tampado com um pano limpo. Com tesoura, retire as linhas e armazene em vidros esterelizados. Sirva acompanhado de queijo fresco.

Nenhum comentário: