quinta-feira, junho 07, 2012

Batata Prussiana ou Gaufrette



Escolha as batatas bem redondas e descasque-as. Sugiro as batatas de casca vermelha e polpa amarela clara, como a asterix, são as melhores para se trabalhar. Elas têm a quantidade certa entre o amido e a água, que é ideal para fazer certas receitas, principalmente frituras. Mas pode ser feito também com batatas comuns, apenas deixe-as de molho numa mistura de água e um pouco de vinagre, para ficarem  sequinhas.



Cortar as batatas na lâmina canelada do cortador de legumes e mantê-la firmemente com a palma da mão, com os dedos ligeiramente levantados, fazendo-a rodopiar ¼ de volta entre cada corte. Descarte a primeira fatia. Passar as batatas prussianas por água, escorrer e enxugar com pano de prato.


Fritá-las em pequenas quantidades de óleo quente, alternando com o médio. Tirá-las delicadamente da panela e deixá-las secar em papel absorvente. Salpicar alguma erva de sua preferência ou queijo ralado. Servir em seguida. Acompanhamento ideal para carnes grelhadas ou simplesmente como tira-gosto.

2 comentários: