terça-feira, abril 25, 2017

Creme Belga


Indicado para rechear bolos gelados e até cobrir, montar pavê ou cupcake.
Combina muito com ganache de chocolate ou com frutas como morango e uva, com gelatina ou simplesmente servido gelado sozinho em taças individuais.

Creme delicado e muito gostoso e  muito simples de preparar.

Ingredientes:
3 gemas
1 caixinha de creme de leite – 200ml
1 colher de sobremesa de essência de baunilha. (ou 1/2 fava de baunilha)
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de maisena
1 copo de leite integral – 200ml

Modo de Preparo:

Comece separando as claras das gemas. Coloque as gemas em uma peneira e fure com o garfo a fim da gema escorra pela peneira naturalmente – não mexa. A película que a envolve a gema é a responsável pelo gosto e cheiro forte de ovo, assim evitamos esse ‘gosto de ovo’ na nossa sobremesa.
Evite mexer na gema com o garfo ou colher, pois se mexer a película pode passar pelos furinhos e ela deverá ficar retida na peneira.

Em uma panela, fogo médio, coloque 1 latas de leite condensado e leve ao fogo baixo.
Aproveite a lata ou a caixinha do leite condensado e use-a como medidor para 1 medidas de leite integral. Dissolva nesse leite 1 colheres de sopa de maisena. Leve essa mistura a panela com o leite condensado. Misture. Acrescente as gemas já peneiradas e misture-as com ajuda de um fouet.


Junte a baunilha e misture mais. O fouet no preparo deste creme é uma mão na roda, ele junto com o fogo baixo são nossos aliados para evitar aquelas ‘bolinhas duras” e indesejadas que podem se formar quando preparamos creme que a base leva maisena. Fogo baixo e paciência, siga mexendo até que o creme encorpore. Após engrossar siga mexendo ( uso um pão duro) sempre e deixe cozinhar por 1-2 minutos até que o gosto do amido fique bem suave.  Depois de desligado o fogo. Acrescente a caixinha de creme de leite misture e está pronto.


Dica: É preciso cuidado, senão empelota endurece e fica com gosto forte de maisena.
Caso não vá usar imediatamente, congele as claras, assim você poderá reaproveita-las em outra ocasião.      Fonte: Dicas de Confeitaria

Nenhum comentário: