terça-feira, maio 31, 2016

Empadinhas de Camarão

     Foto: Receita de Vovó

Ingredientes da massa:

5 xícaras de farinha de trigo
400 gramas de manteiga com sal
2 gemas de ovos
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1 gema de ovo para pincelar

Misture 4 xícaras da farinha de trigo com a manteiga em um recipiente. Amasse bem.
Adicione as gemas, continue misturando a massa e logo em seguida adicione o queijo ralado. Adicione o azeite de oliva, misture bem e em seguida incorpore a última xícara de farinha de trigo lentamente, até a massa atingir o ponto de soltar das mãos e do recipiente. Separe uma parte da massa para formar as tampinhas das empadas.

Pegue pequenos pedaços da massa restante e forme a base e laterais das empadas em forminhas de alumínio, modelando-as com as pontas dos dedos. Reserve.

Recheio de Camarão:
1 kg de camarão limpo e sem cascas
1 cebola grande picada
1 tomate picado
uma espremida de suco de limão (à gosto)
1 colher de sopa de maizena para encorpar
2 colheres de sopa de molho de tomate pronto
2 dentes de alho amassados
Sal à gosto
2 colheres (sopa) de azeite

Tempere o camarão já limpo com o alho, sal, suco de limão.
Em uma panela, coloque o azeite, refogue a cebola e o tomate. Junte o camarão e deixe refogar um pouco. Depois, acrescente o molho de tomate e prove o sal. Deixe cozinhar por 5 minutos, tampado. Por último, junte a Maizena dissolvida com um pouquinho de água, para não empelotar. Misture e deixe esfriar.

Adicione o recheio de camarão. Coloque a massa reservada para as tampinhas sobre uma folha de plástico e cubra com outra folha de plástico. Abra a massa com ajuda de um rolo. Corte as tampinhas das empadas usando uma forminha como molde (reutilize as sobras). Enfeite com uma bolinha de massa, para diferenciar o sabor, quando fizer também de frango. Tampe as empadas e pincele com gema de ovo. Leve ao forno alto em assadeira, até dourar. Deixe esfriar e desenforme.


Foto: Luciana

Um comentário:

Unknown disse...

essa empadinha é dos deuses,adorei!!!