quarta-feira, setembro 09, 2015

Como fazer Arroz simples do jeito Mineiro


Por incrível que pareça, muita gente que sabe cozinhar coisas deliciosas tem dificuldades de fazer o mais básico de todos: o arroz! O jeito de fazer é diferente para cada região do Brasil, de acordo com a cultura local. Sempre me perguntam qual o truque para o arroz ficar soltinho, tempo de cozimento, o tipo e a quantidade de tempero que é colocado, etc.

Respeitando todas as maneiras, vou passar como eu faço o meu arroz de todo dia, que fica saboroso, soltinho e sem complicação! Mas antes, algumas dicas que fazem toda a diferença:

·         Lave o arroz que for preparar, enxaguando umas 3 vezes em água corrente para sair bem o amido (aquela água branca). Eu gosto de lavar o arroz uns 10 minutos antes de refogar e deixar escorrendo, assim ele fica mais sequinho.
·         Arroz não é tudo igual, tem suas diferenças. Use arroz de boa qualidade, tipo “agulhinha”, que é o mais consumido no Brasil.
·         Use água fervendo para despejar no arroz. A água fria retarda um pouco o processo de crescimento do grão. Então, quando começar a fazer o arroz, já esquente também a água em uma outra panela ou no microondas.
·         Notem que quando acaba o cozimento, ele fica todo compactado na panela. Solte os grãos com a ponta de um garfo, mexendo delicadamente e tampe novamente.
·         E depois de pronto e cozido, não consuma de imediato. Ele precisa de um tempo para repousar (no mínimo 15 minutos) e continuar o cozimento, mesmo com o fogo desligado.


Depois de seguir essas dicas, vamos ao preparo:
(Rendimento para 4 pessoas)

 2  xícaras (de 240 ml.) de arroz cru, bem lavado.
 1 colher de sobremesa de Tempero Mineiro (que é uma mistura de sal, alho, cebola, cheiro verde, etc.)  Clique na RECEITA AQUI.
 1 colher de chá de alho picadinho
  Mais ou menos 1 litro de água fervendo
 3 colheres de óleo de soja

Modo de Fazer:

Coloque o óleo para aquecer em uma panela média. A que eu sempre faço aqui em casa tem 20 cm. de diâmetro X 9 cm. de altura.

Coloque o arroz lavado e vá mexendo para dar uma torrada e os grãos ficarem soltos (mais ou menos 3 minutos).  Coloque o tempero e o alho, mexa um pouco e despeje a água fervendo. Cobrir o arroz com água, deixando a marca de 2 a 3 cm. (1 dedo de largura) acima do arroz.

Cozinhe inicialmente em fogo alto, com a tampa da panela semi aberta, para deixar o vapor sair. Quando a água secar até no nível do arroz, abaixe o fogo e tampe a panela completamente. Cozinhar por mais uns 4 minutos ou até que perceba que a água do fundo já secou e o arroz começa a fazer "barulhinho".  Misture levemente com um garfo, tampe novamente e deixe descansar por 15 minutos. Servir.

4 comentários:

Regina Brandão disse...

Como você disse, tem várias maneiras de fazer arroz. Adoro todas! Quer dizer; menos os empapados.

Unknown disse...

Mineiro cozinha bem 👍

Unknown disse...

Amei

Anônimo disse...

Para quatro xícaras de arros quantas conter de óleo vai