terça-feira, setembro 16, 2014

Massa Básica de Pão de Ló para Tortas



Esta receita é daquelas que a gente guarda com carinho, pois é prática e sempre dá certo!
(O recheio da foto acima é de geleia de morangos e a cobertura de chantily.)

Ingredientes:
8 ovos
4 xícaras de açúcar (de 200 ml)
4 xícaras (de 200 ml.) de farinha de trigo
15 colheres de sopa de leite fervendo (ou suco de laranja, se preferir. Fica ótimo também!)
1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó

*Dica: Se quiser um pão de ló menor, basta fazer meia receita.

Modo de fazer:
Bater as claras em neve, bem firmes. Acrescentar as gemas, misturando de leve e depois o açúcar, até ficar um creme fofo. Despeje o leite fervendo (ou o suco de laranja) e misturar até ficar lisa a massa.


Vá colocando a farinha de trigo aos poucos (peneirada), sempre batendo com cuidado, em velocidade baixa. Por último, acrescente o fermento em pó e misture delicadamente.


Unte a assadeira de tamanho 40 x 29 x 7 cm e coloque o papel manteiga no fundo de uma assadeira.  Vire a massa e dê umas batidinhas embaixo da forma para sair as bolhas de ar.


 Leve para assar em forno médio por 20 minutos ou até ficar corado. Faça o teste do palito, até que ele  saia limpo. Retire do forno e espere o bolo esfriar. Passe uma faca ao redor do bolo e desenforme em uma bandeja ou outro local provisório. Retire o papel manteiga do bolo, cuidadosamente.  O pão de ló está pronto para ser cortado e recheado à gosto!

Dica: Sempre que for fazer tortas, molhe cada camada do bolo com calda de sua preferência antes do recheio e cobertura. Vai ficar molhadinho e muito mais saboroso!

Nenhum comentário: