quinta-feira, agosto 14, 2014

Pipoca de Caramelo


Um jeitinho diferente e gostoso de preparar a tradicional pipoca, com muito mais sabor!

Ingredientes para a pipoca:
150 gramas de milho para pipoca
50 ml de óleo de canola

Ingredientes para o caramelo:
200 gramas de açúcar
100 ml de água
01 colher de sopa de glucose de milho
01 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:
Coloque em uma panela média o óleo e leve ao fogo médio. Adicione o milho para pipoca e tampe a panela. Mexa de vez em quando para que o óleo envolva todos os grãos. Quando começar a estourar, mexa mais uma vez a panela com a tampa fechada e tome cuidado para não queimar. Assim que a quantidade de estouros diminuir, abaixe o fogo e espere até que não haja mais barulho por uns 3 segundos. Abra e retire da panela imediatamente, reserve.



Para fazer o caramelo, coloque o açúcar, a água e a glucose de milho em uma panela, de preferência uma de fundo triplo. Leve ao fogo médio e espere reduzir até a metade sem mexer, para não açucarar. Passado este tempo, abaixe o fogo e preste atenção nas bordas da panela para quando a calda começar a escurecer e desligue o fogo, coloque o bicarbonato de sódio e misture. O caramelo vai começar a borbulhar e crescer daí acrescente as pipocas já feitas, misture com cuidado para envolver toda a pipoca e não quebrá-la. Espalhe em uma assadeira e espere esfriar para servir.


2 comentários:

Yolanda disse...

adoro pipoca doce, faço de várias formas e todas ficam deliciosas, tenho uma calda de caramelo mas é com creme de leite. Bjs e obg.

Josué disse...

Se for na panela, prefiro colocar ao mesmo tempo: milho, óleo ou manteiga, acucar, chocolate e um pouco de canela. Mexo bem e vai ao fogo. Continua mexendo até parar de estourar. Delicia!