Google+ Followers

sexta-feira, 14 de março de 2014

Pernil Lascado

    Foto: Foodpictures

Ingredientes:
1,200 k.  pernil desossado e limpo
1/2  latinha de cerveja preta
1 colher de sobremesa de Tempero Mineiro caseiro
Pimenta do Reino a gosto
1 colher de sopa de açúcar mascavo
Algumas folhinhas de hortelã ou manjericão fresco a gosto
suco de 1/2 limão
Azeite a gosto

Para finalizar:
1 fio de azeite (ou manteiga de garrafa)
1 cebola cortada em tiras
1 dente de alho amassado
1 xícara de cheiro verde
1 colher de chá de açúcar mascavo

Modo de Fazer:
Prepare o pernil, limpe as gordurinhas em excesso e corte 'de comprido' em duas partes. Tempere com todos os temperos e a cerveja preta. Deixe em uma vasilha tampada por no mínimo 3 horas, para o tempero entranhar na carne.


Aqueça uma panela grande, coloque um pouco de óleo e coloque só a carne para fritar, sem o caldo da marinada. Sele* a carne de todos os lados.
(*selar a carne é um dos processos mais importantes para garantir a maciez e umidade da carne. Selar significa dourar a superfície da carne rapidamente em uma superfície bem aquecida (panela, grelha ou forno) para ’selar’ (fechar, encerrar) a superfície, evitando a perda dos sucos naturais da carne e reduzindo o ressecamento. Portanto, espere até que se forme uma ‘casquinha’ torrada em um lado da carne para então virá-la do outro lado e repetir o processo.)


Depois que estiver corada, pingue o caldo de temperos que ficou reservado na vasilha e despeje sobre a carne na panela. Coloque 1 xícara de água e tampe para cozinhar um pouco. Quando tiver secado o caldo, retire a carne, espere esfriar um pouco e fatie igual na foto abaixo.


Na mesma panela em que cozinhou o pernil, coloque um pouco de manteiga, frite o alho e depois adicione a cebola, o açúcar mascavo. Pingue uma água para soltar o queimadinho que ficou no fundo da panela (aí que está todo o sabor dos temperos). 

Quando levantar fervura, deixe encorpar um pouco e volte com a carne fatiada. Misture tudo e desligue o fogo. Coloque no final o cheiro verde e sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: