terça-feira, abril 23, 2013

Biscoitinhos de Goiabada


Minha mãe gostava de fazer esses biscoitinhos, para o lanche da tarde. Mas não sei como, perdi a receita! Procura daqui, procura dali e achei no blog da Helena Gasparetto a mesma receita, do jeitinho que minha mãe fazia. Ufa, que alívio: não podia deixar essa delícia de fora da Cozinha da Margô!

Ingredientes:
¾ de xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2/3 de xícara de açúcar
1 ovo pequeno
1 e 2/3 xícaras de farinha de trigo peneiradas
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de baunilha
1 colher (sopa de raspas de limão (opcional)
1 pacote de 400 grs de goiabada (em formato retangular) firme, para corte (quanto mais firme, melhor, evita que derreta muito no forno (poderá não usar tudo, depende dos tamanhos dos biscoitos)



Modo de Fazer:
Corte os palitos de goiabada em retângulo em fatias de aproximadamente. de 4 x 0,5 cm. Arrume os palitos num prato, para facilitar na hora da montagem dos biscoitos.

Na tigela da batedeira, coloque a manteiga, o açúcar, o ovo, a baunilha e 1 colher de sopa da farinha de trigo (para ajudar a massa a não talhar. Mas se talhar, não faz mal. Depois ela se “recupera”). Bata até misturar. Não precisa chegar a formar um creme fofo. Apenas misture.
Obs: Se sua batedeira tiver uma “pá”, que não seja o aramado, é ideal para esta massa.

Acrescente o sal, as raspas de limão e aos poucos a farinha de trigo peneirada. Raspe as bordas da tigela com uma espátula de silicone. Coloque a massa em cima de um pedaço de plástico filme. Achate um pouco com as mãos, e por cima, outro pedaço de plástico-filme. Envolva bem a massa e leve ao freezer por 15 minutos. Vire a massa por mais 5 minutos no freezer para firmar (gelar) por igual dos 2 lados.

Pré-aqueça o forno em 170° e prepare as assadeiras:
- Numa superfície, polvilhe um pouco de farinha de trigo e coloque a massa. Por cima, coloque um pedaço de papel-manteiga para abrir com o rolo por cima do papel (assim a massa não grudará no rolo). 

Dica: Pode ser feito também com um saco de plástico grande: abra só 1 lateral e o fundo, coloque a massa na metade e tampe com a outra parte.

- Retire o papel-manteiga e com um cortador de pizza ou uma faca grande, corte em quadrados de  4 cm.
- Com uma espátula, posicione cada quadradinho na palma de uma mão, coloque um palito de goiabada diagonalmente, sobreponha um canto da massa, e depois outro, como um “envelope”.

Disponha todas as “goiabinhas” nas assadeiras, leve à geladeira por 10 minutos e em seguida leve ao forno. – Junte levemente o restante da massa, sem amassar demais – (e não tornar duros os biscoitos) e repita o processo até acabar toda a massa.
Quando os biscoitos estiverem dourados, e as pontas das goiabadas começarem a derreter, estão prontos. Isso será cerca de 20 minutos. Nos primeiros 10 minutos, deixe o forno a 170. Depois diminua para 150/160.
- Deixe os biscoitos esfriando sobre uma grade, polvilhe açúcar de confeiteiro e coloque em potes de vidro hermeticamente fechados.
Dicas:
- Não esqueça nunca que massa de biscoito jamais deve ser manuseada demais para não endurecer depois de assada.
- Lembrando que os fornos de fogão vão esquentando muito à medida em que o tempo passa, e independentemente da temperatura inicial, é recomendável baixar a temperatura após os primeiros 10 minutos para que os biscoitos não queimem por baixo nem nas bordas.
- Posicione a(s) assadeira(s) sempre na grade do meio do forno; nunca na de baixo, para que não queimem.
- Levar os biscoitos à geladeira antes de irem ao forno ajuda a manterem o formato ao assar.
- As goiabinhas congelam muito bem depois de assadas, e até sem assar: basta fazer o “congelamento aberto” (deixar por 2 horas no freezer numa assadeira, e depois congelar num tupperware fechado).

Nenhum comentário: