segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Almôndegas ao Molho de Champignon

                       Foto: Anyzkowo

Ingredientes:
500 g de carne moída, sendo metade de carne de porco e metade de boi
200 g de cogumelos fatiados
1 cebola média picada
cheiro verde à gosto
1/2 xícara de leite
1 xícara de miolo de pão umedecido no leite (pão de forma sem casca ou miolo de pão francês)
1 ovo inteiro
1 colher de sopa de mostarda
sal, pimenta, azeite
2 colheres de sopa de manteiga (para fritar)
150g de mussarela ralada (para cobrir)

Modo de fazer:
Comece  amolecendo o pão por 10 minutos no leite. Depois desse tempo, aperte com um garfo, para tirar o excesso líquido e reserve só o pão molhado.

Coloque a carne moída em uma tigela e misture a carne. Adicione o ovo batido, a mostarda, miolo de pão umedecido e escorrido e misture os outros ingredientes cuidadosamente. Tempere com sal e pimenta. Reservar.

Coloque à parte em uma panela a cebola ralada e os cogumelos picados. Frite na manteiga mexendo ocasionalmente.  Abra uma quantidade de carne moída na palma da mão, coloque uma colher de chá de recheio e moldar em almôndegas. (Pode-se passar cada uma numa pequena quantidade de farinha). Frite as almôndegas em óleo quente. Deixe escorrendo em um papel absorvente, enquanto prepara o molho.


Molho:
2 colheres de sopa de manteiga
150 g de cogumelos
1 cebola
caldo de carne
2 colheres de sopa de creme de leite
sal e pimenta.

Em uma frigideira coloque a cebola e os cogumelos para refogar na manteiga e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos. Adicione o caldo de carne e deixe ferver, em seguida, mexendo ocasionalmente. Adicione o creme de leite e tempere a gosto.


Despeje o molho de cogumelos em uma assadeira que possa ir à mesa. Coloque as almôndegas em cima e polvilhe com queijo. Colocar em forno pré-aquecido durante 20 minutos a 200 graus.

Receita adaptada. Fonte original:

Nenhum comentário: