segunda-feira, janeiro 21, 2013

Pão Ursinho

     Fotos: enjoylivingsustainably.com

Ingredientes:
600g de farinha de trigo
30g de açúcar refinado
10 grs. de sal
1 colher de sopa de fermento seco para pães
180g de água
Leite 180g
Manteiga 30gr., derretida e em temperatura ambiente

Peneire a farinha de trigo. Aqueça o leite em uma panela pequena até que ele começar a ferver. Retire do fogo e deixe amornar. Misture a farinha, açúcar, sal e fermento em uma tigela grande.

Adicione a água morna (mas não quente) e o leite (o mesmo se aplica, o leite ainda deve estar quente ao toque), para a mistura de farinha e misture bem. Coloque a manteiga derretida. Vá misturando até quando a massa virar uma bola, aí vire sobre uma superfície plana e sove até conseguir uma textura macia e lisa, isso dá mais ou menos cerca de 10 minutos.

Coloque a massa em uma tigela, cubra com filme plástico e deixe em um lugar quente até que a massa tenha subido para cerca de duas vezes o seu tamanho inicial, por 1  hora.

Depois de crescida, retire a massa da tigela e coloque sobre uma bancada.
Agora você vai preparar as orelhinhas dos ursos, moldando 20 bolinhas de massa.
Corte a massa restante em 10 partes iguais e enrole-as em bolas para criar as cabeças dos ursos.

Cubra novamente com um pano úmido sobre eles para evitar que sequem enquanto você trabalha as outras massas. Deixe descansando por uns 15 minutos.

Coloque os ursos nos tabuleiros forrados com papel manteiga e pincele com leite, sem umedecer demais. Encha alguns copos com água e coloque-os em vários locais ao redor do tabuleiro, entre seus ursos. Isso vai permitir que a massa cresça, mas não resseque.  Cubra tudo com filme plástico (ou um saco plástico grande), com cuidado.  Deixe os ursinhos crescerem em um lugar quente, até que eles dobrem do seu tamanho original, em torno de 1 hora.

Para o pão levemente dourado:  Pré-aqueça o forno a 220 graus e depois assar os ursos durante 15-20 minutos a 190 graus.

Para um urso mais claro, pré-aqueça a 190 graus, abaixe a temperatura e asse os ursos a 160 graus por 10 minutos, em seguida, cair a temperatura mais uma vez a 130 graus por mais 5-10 minutos. Se eles começarem a dourar, coloque imediatamente uma tigela de cabeça para baixo esmalte sobre eles, ou cubra com papel alumínio. Fique de olho no que os ursos ao assar, porque a temperatura do forno / tempos de cozimento irá variar.

Deixe esfriar em suas bandejas por 5-10 minutos antes de remover para uma gradinha para esfriar completamente.  Agora você pode decorar seus ursos! Os olhinhos e boca podem ser feitos com canetinha comestível ou chocolate derretido passado no palito.

Achei essa receita AQUI: - Adaptação

Nenhum comentário: