terça-feira, outubro 02, 2012

Pudim Gabinete

  Essa receita é famosíssima, da querida Clary, um misto de fada madrinha, tia, conselheira, amiga da minha mãe e da família há mais de 70 anos, que mereceu um destaque na mídia, no ano de 2007.

Vale a pena reproduzir uma parte:

"Quando era menina, em Catas Altas, a 120 quilômetros de Belo Horizonte, a diversão de Clary Figueiredo Antunes nos finais de ano era espiar um grande armário da cozinha. O móvel exercia sobre ela o mesmo fascínio que uma árvore de Natal e seus embrulhos misteriosos. Mas o que aguçava a curiosidade nos olhinhos de Clary era o grande tesouro que sua avó guardava lá dentro, às vésperas da grande ceia. “Naquela época, não existia geladeira”, revela. Assim, a grande atração da noite era o pudim guardado a sete chaves no gabinete, aquele armário da cozinha que tanto atraía Clary. “Vovó fazia com todas as frutas que davam em nosso quintal, mas era servido só nesta época do ano”, conta. “Para conservá-lo, ela colocava uma quantidade maior de açúcar e a janelinha tampada com treliça permitia que o doce recebesse ventilação.”

Aos 89 anos, dona Clary cumpre o papel de guardiã dessa sobremesa, então armazenada em grande estilo. “O preparo demora dois dias, pois é preciso esperar esfriar o bolo”, revela. Todos os anos, a receita centenária de família é tradição em dezembro na sua casa, em Belo Horizonte. “Meus filhos, netos, sobrinhos e bisnetos adoram o quitute. Hoje, é guardado na geladeira e não pode faltar à mesa.” Quem não pode ir à ceia, recebe de presente. Isso faz com que o pudim gabinete ultrapasse fronteiras, pois há parentes dela morando em cidades do interior de Minas e também no Sul do país.

                                Catas Altas - MG

 Este ano, a delícia vai ficar mais saborosa. Em 26 de dezembro, dona Clary completa 90 anos (*nota: hoje, ela está com 95 anos, continua com muita saúde e uma invejável alegria de viver). Desejamos que seus olhinhos brilhem por muito tempo, trazendo receitas recheadas de histórias e lembranças, guardadas neste grande cofre chamado paladar."
Fonte: Jornal Estado de Minas - Sabores de Minas


Para o bolo 
3 ovos
1 xícara de óleo (não muito cheia)
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara e ½ de açúcar cristal
1 laranja com casca
1 colher de sopa de fermento em pó

Retirar as extremidades da laranja (cabeça e fundo), cortá-la em pedaços pequenos (com casca) e desprezar o miolo branco que fica entre os gomos. Bate-la no liquidificador com os demais ingredientes, colocando por último o fermento. Untar uma forma de bolo, alta e redonda (sem o furo no meio). Levar ao forno pré-aquecido, a 180°, até corar. Deixar esfriar, desenformar e reservar.

Para a gemada
6 ovos
1 lata de leite condensado
1 xícara de açúcar cristal
1 litro de leite integral
Bater os ingredientes o liquidificador, até obter mistura homogênea.

Para a montagem
250 g de cada um dos seguintes ingredientes cristalizados:
Abacaxi, laranja, cidra, figo, goiaba, cereja, mamão, ameixa preta e uvas passas (podem ser usados doces dessas frutas, desprezando-se a calda).
1 pote (250g) de frutas diversas cristalizadas
Retirar as extremidades da laranja (cabeça e fundo), cortá-la em pedaços pequenos (com casca) e desprezar o miolo branco que fica entre os gomos. Bate-la no liquidificador com os demais ingredientes, colocando por último o fermento. Untar uma forma de bolo, alta e redonda (sem o furo no meio). Levar ao forno pré-aquecido, a 180°, até corar. Deixar esfriar, desenformar e reservar.

Como montar o pudim:
Cortar em pedaços médios todas as frutas, exceto as do pote, que já são compradas em tamanho pequeno. Untar com manteiga a mesma forma usada para o bolo. Cobrir o fundo com um terço das frutas em pedaços. Cortar horizontalmente o bolo em três camadas e colocar a primeira camada por cima das frutas. Sobre essa camada, por uma concha da gemada e mais frutas. Por outra camada de massa e repetir o processo, até finalizar com o fechamento do bolo, que deve ser coberto com o que sobrou da gemada. Levar ao forno brando por duas horas, até secar. Deixar esfriar bem para desenformar. Embrulhar em papel alumínio e levar ao freezer. Servir gelado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal