segunda-feira, agosto 13, 2012

Pastel de Angu de Itabirito



Quem nunca comeu pastel de angu, quando prova...pede mais! E, quem já conhece, é freguês fiel. A receita original tem data de 1850. É uma iguaria inventada por escravos em Itabirito - MG. O umbigo de banana era o recheio mais usado, na falta de carne. Até hoje, a receita é passada de mãe para filha, conservando fielmente o modo de fazer e como fritá-los. Virou patrimônio da cidade e de Minas Gerais. Os ingredientes usados devem ser de primeira qualidade: fubá de milho moído em moinho movido a água, polvilho especial, etc.

Cheguei hoje do Festival de Pastel de Angú de Itabirito, tive que ir! Que delícia, gente... Tudo frito e feito na hora, quentinho e crocante. Em toda a Feira, tinham bonecas gigantes "quitandeiras", na frente de casinhas de pau à pique. Lindas!




Depois de testar várias receitas erradas que acabavam no lixo, consegui acertar a mão nesse pastel. Também, com essas dicas que peguei com as cozinheiras, direto na fonte... Hoje fiz para o lanche da tarde, nos sabores de queijo e carne:

1 litro de água
½ Kg de fubá de milho de moinho d’água
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de sal
1 ovo
1 pitada de bicarbonato
½ copo (americano) de polvilho azedo
Recheio á gosto (carne moída, frango, queijo minas ou mussarela, bacalhau e umbigo de banana)

Coloque para ferver em uma panela, a água, o sal, e o óleo. Assim que estiver fervendo (borbulhando) coloque o bicarbonato. Em seguida vá acrescentando o fubá, mexendo rapidamente com uma colher de pau para não embolar. Deixe cozinhar de 3 a 5 minutos.
Depois tire do fogo e vire o angu numa mesa (pedra), acrescente á massa o polvilho e o ovo. Sove a massa ainda quente (sem ser fervendo e suportável para as mãos), até ficar consistente.
Enrole a massa em um pano de prato úmido e vá fazendo os pastéis.
Fritar em óleo bem quente e não mexer até que comece a dourar.

6 comentários:

Camila Coutinho disse...

Qual queijo eh usado pra fazer o recheio do pastel de angu??

Margô Brandão disse...

A receita original é com queijo Minas meia cura ou canastra, mas já fiz com mussarela e fica bom também.

Unknown disse...

Só Pode usar esse fubá de moinho?

Unknown disse...

Só Pode usar fubá de moinho?

Duda Silva disse...

Como faço para sovar a massa quente sem queimar as mãos??

Margô Brandão disse...

Sovar a massa quente e não fervendo! É numa a temperatura não queime as mãos, mas se quiser pode usar luvas descartáveis untadas.