sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Fubá Suado



O fubá suado garante a “sustança” do viajante. Parece uma farofa, feita com fubá de moinho d’água, leite ou água e uma pitada de sal. No café da manhã , ele tem espaço assegurado. Vai bem com cobertura de queijo mineiro. Para isso coloque o queijo em pedaços, tampe por alguns minutos e retire do fogo.

Pode ser servido doce, com rapadura raspada ou leite queimado. E pode ser servido salgado, juntando torresmo, bacon ou ovo frito. Doce ou salgado é opção de primeira para o desjejum. No acompanhamento para churrasco também é ótimo, juntamente com um vinagrete. O fubá suado é uma receita semelhante ao cuscuz porém mais simples. Simplesmente mineira. (Mariza Plácido)

Ingredientes:
2 xícaras de chá de fubá
1 xícara de chá de bacon picado em tiras1 xícara de chá de pimentão vermelho e amarelo picados
1 xícara de chá de cheiro-verde picado
1 cebola picada em cubos
2 colheres de manteiga
Pimenta-do-reino e sal a gosto
Molho de pimenta a gosto

Modo de fazer:
Coloque no fogo uma panela larga. Nela adicione o fubá e mexa um pouco para aquecê-lo.
Despeje, espalhando, meio copo de água e mexa bem desfazendo os grumos que irão se formar. Acrescente aos poucos o restante da água mexendo sempre atá sentir que todo o pó está umedecido (não necessariamente molhado, apenas umedecido). Mexa de vez em quando e se achar que está muito seco, vá pingando aos poucos mais umas duas colheres de água. É pra cozinhar o fubá sem formar um mingau.
Quando estiver quase cozido (o fubá muda de cor e perde o cheiro forte).  Reserve. Em uma outra panela, coloque o bacon e deixe fritar mexendo de vez em quando (não precisa colocar óleo). Assim que estiver frito, retire e coloque em um papel toalha, para absorver bem o excesso de gordura. Depois, refogue a cebola até ficar transparente. Adicione os pimentões e refogue. Coloque a manteiga e o fubá que estava reservado, mexendo sempre. Adicione sal a gosto, a pimenta do reino e o molho de pimenta. Se estiver muito seco, adicione um pouco de água. Desligue o fogo e tampe a panela por alguns minutos. Adicione o cheiro-verde e sirva.
Fonte aqui:

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário: