sábado, junho 23, 2012

Rocambole, uma tradição Mineira



Mineiro gosta tanto de rocambole, que temos até a "Terra do Rocambole": a cidade de Lagoa Dourada. Acho difícil encontrar algum turista a caminho de São João del Rei ou Tiradentes que não parou nas várias lojas especializadas em rocamboles. Gente, são muitas lojas!!!  E também ninguém sabe, mesmo se conseguisse experimentar de todos, qual é o melhor ou o mais legítimo!


Tentei descobrir a origem do rocambole. Li várias versões e fiquei ainda mais confusa: pode ser que foi inventado na França na época de Napoleão, ou então que um um mascate libanês trouxe esta receita para o interior do Brasil, ou ainda que a receita do pão de ló foi trazida para ao Brasil pelos portugueses e adaptado ao gosto mineiro com doce de leite. Mas o que achei mais curioso é que "Rocambole" era o nome do cachorro de estimação da Princesa Isabel:
No Museu Imperial em Petrópolis, existe um espaço anexo chamado Biblioteca Rocambole, inteiramente dedicado às crianças. O nome é uma referência a um dos cachorros de estimação da princesa Isabel, o Rocambole, citado em registros documentais de 1880. 
Bom, então vamos à receita. É facílimo, rápido e em 30 minutos estará pronto na sua geladeira! O recheio pode ser do sabor que quiser: doce de leite,  goiabada, brigadeiro, doce de nozes, de coco, abacaxi...


Receita do Rocambole Mineiro:

Ingredientes e Modo de Fazer:
Bater 6 claras em neve muito bem batidas, depois coloque  6 colheres de açúcar. 
Adicione as gemas,  misturando delicadamente para não abaixar as claras. 
Depois 7 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 colher de maizena, misturando sempre de leve. 
Por último, 1 colherinha (café) de pó Royal, para ele ficar bem mais fofinho, porém sem rachar. 

*Observação: essa receita do pão de ló é ideal para entolar. Se quiser uma receita de pão de ló para tortas e bolos, faça essa que é melhor:  clique  no link  .........                                                                  PÃO DE LÓ PARA TORTAS

Continuando a receita do rocambole...
Assar em tabuleiro médio, muito bem untado e farinhado. Depois de assado, virar o bolo ainda quente sobre um pano de prato úmido.
Minha Dica: forre o tabuleiro untado com papel manteiga, fica facílimo de virar e soltar o bolo sobre o pano.

Assim que virar, comece a colocar o doce de leite sobre toda a superfície do bolo, enrole com o pano e deixe ficar enrolado por uns 5 minutos, só depois tire o pano para o rocambole pegar forma. Cubra com um pouco de doce de leite, salpique açúcar refinado e decore.




Outros sabores:







6 comentários:

Valéria Emediato disse...

Margarete, adoro "dar uma volta" pelas suas receitas. Tá tudo muito caprichado: as ilustrações estão lindas. Qualquer pessoa pode tentar fazer coisas gostasas na cozinha seguindo os passos que você coloca. Ficou muito fácil. Parabéns! Estou divulgando entre minhas "colegas". Bjs

Margô Brandão disse...

Continue passeando pelo blog, isso me deixa muito feliz. E tenho procurado cada vez mais, colocar receitas interessantes e que todo mundo goste. Obrigado.

Nad disse...

vou fazer esse rocambole, e coloco foto pra vcs...ja fiz uns mas com outras receitas....esse ai parece mais facil e gostoso...

Anônimo disse...

Para um melhor resultado, costumo polvilhar com açúcar refinado o pano de prato em que o rocambole vai ser colocado.

Anônimo disse...

a colher de pó royal é de sopa?

Margô Brandão disse...

Não, colherinha é colher de café