quinta-feira, maio 17, 2012

Bolo da Nina


Minha sobrinha Marina reclamou comigo outro dia, que eu faço algumas receitas, dou o nome de pessoas da família e que ela ainda não tinha uma com seu nome. Pensei: nossa, como sair dessa agora? Aí lembrei que ela adora bolo de chocolate e brigadeiro... Fiz esse com duas massas preta e branca e duas coberturas, também preta e branca de leite condensado. Ficou delicioso!

Massa:

1 1/2  xícara de açúcar
1 colher de manteiga
3 gemas
1 vidro de leite de coco
2 xícaras cheias de farinha de trigo
3 claras em neve
1 colher de sopa/rasa de Pó Royal
4 colheres de Nescau

Bater o açúcar com a manteiga e quando clarear, acrescentar as gemas. Sempre batendo, acrescentar o leite de coco e depois a farinha de trigo. Se a massa ficar um pouco grossa, pode-se colocar um pouquinho de leite. Acrescente as claras em neve e por último o Pó Royal.
Divida a massa crua em 2 partes iguais. Em 1 parte, acrescente 4 colheres de sopa de chocolate em pó. Use um tabuleiro médio (23 x 35 cm) untado e farinhado, coloque primeiro a massa de chocolate e por cima dela a massa branca. Assar em forno quente.


Cobertura Branca:
Faça um creme com 1 lata de leite condensado, 1 colher de manteiga. Engrosse, deixe esfriar. Acrescente a este creme, 2 colheres de sopa de creme de leite, para ficar mais suave.

Cobertura de Ganache:
Derreta 250 grs. de chocolate ao leite em banho-maria. Quando estiver bem liso,  acrescente o restante do creme de leite que sobrou da cobertura acima.

Montagem:
No próprio tabuleiro que assou,  umedeça o bolo com um pouco de calda de sua preferência. Espere um pouco até o bolo absorver a calda. Cubra com a cobertura branca e leve à geladeira por 1 hora. Retire da geladeira e coloque a cobertura de chocolate e volte para gelar por mais 1 hora. Retire da geladeira depois que a cobertura estiver firme e corte os pedaços para servir à mesa.


Nenhum comentário: